Já está sendo utilizado pelos usuários o sistema de esteira de bagagens da sala de desembarque do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados. O processo de licitação, realizado pela Secretaria de Planejamento, foi um pouco demorado já que na primeira fase não houve interessados.
Na segunda licitação a empresa Umu torno, de Umuarama (PR), venceu o certame no valor de R$ 74.990,00 para construir e instalar a esteira de bagagem modular circular, tipo O, de 5,75 metros de comprimento por 2,75 de largura. A esteira já foi entregue e instalada.
A Prefeitura trabalha esta semana para finalizar as obras no local onde foi instalada a esteira, que estão sendo executadas pela Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos). Para comportar a esteira a sala de desembarque foi ampliada. Para concluir esta obra falta apenas a colocação de forro e pintura.
A esteira garante mais agilidade para os usuários, que antes precisavam aguardar a entrega pessoal de cada mala. Agora elas giram na esteira, o que garante também mais conforto e modernidade no processo de desembarque, assim como ocorre nos grandes aeroportos.
É mais um processo na modernização da infraestrutura do aeroporto pelo prefeito Murilo, enquanto aguarda a construção do novo aeroporto. É um projeto que Murilo vem lutando por ele desde 2012.
Somente este ano houve algum avanço no projeto global do governo federal e o licenciamento ambiental está sendo feito pelo Governo do Estado. A Prefeitura já fez a sua parte no licenciamento e encaminhou a documentação ao Imasul (Instituo de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
As ações de Murilo, desde que ele era vice-governador, resultaram num investimento de R$ mais de 6 milhões no aeroporto, na parte de pista, segurança e estação de passageiros. Esses investimentos possibilitaram voos diretos para São Paulo e conexões para mais de 100 destinos, operados pela Azul e Passaredo.
Com relação ao projeto que tramita no Governo Federal a previsão é de que sejam investidos R$ 40 milhões nas obras. Os recursos são do Fnac (Fundo Nacional da Aviação Civil).
De acordo com o cenário aprovado pelo governo, a pista passará para 2.125 metros de comprimento por 45 metros de largura, mais as Resas (áreas de segurança nas cabeceiras) com 90×90 metros. Será construída ainda uma nova taxiway (acesso à pista) e novo SCI (Serviço de Combate à Incêndio), maior e mais moderno.
O pátio de estacionamento de aeronaves passará dos atuais 9 mil m² para 16.880 m², com 4 posições para embarque e desembarque simultâneos. Será construído um novo terminal de passageiros. Estão previsto ainda instalações de novos equipamentos de navegação aérea para operação de voos por instrumento para aeronaves de grande porte.