A força-tarefa contra o Aedes aegypti, que faz parte do Plano de Contingência realizado em Dourados desde inicio de janeiro, não deu trégua durante o Carnaval. Neste período, 4.929 imóveis foram inspecionados, sendo localizados 79 ou 1,60% focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica. Foram feitas 19 notificações e realizadas 22 roçadas em terrenos baldios de particulares.
A ação aconteceu desde a sexta-feira de Carnaval, com mutirão no Jardim Guaicurus onde foram inspecionados 2.304 imóveis e localizados 40 focos do mosquito. Dez pessoas foram notificadas e 22 terrenos foram roçados.
Os outros mutirões aconteceram sábado, 6, no Jardim Florida; na segunda-feira, 8, no Ceper do BNH 1º Plano e na Quarta-feira de Cinzas, 10, no Jardim Márcia.
Todos os mutirões foram realizados pelos agentes de endemias, agentes de serviços gerais da Semsur que tiveram o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O próximo mutirão acontece nesta sexta-feira, 12, no Parque Alvorada, das 7h às 17h. O ponto de encontro é na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo.
E no sábado, 13, será realizada uma mobilização com panfletagem na área central da cidade, com iniciativa e participação do Exercito Brasileiro, das 7h às 12h. Ponto de encontro na Praça Antônio João.
O prefeito em exercício, Odilon Azambuja vem acompanhando parte dos trabalhos das equipes e conversando com moradores. “Estamos enfrentando um risco de uma epidemia por isso, o dever também é de cada cidadão que deve fazer a sua parte, manter limpo seu imóvel”, destaca.