A primeira força-tarefa do Plano de Contingência de fevereiro determinado pelo prefeito Murilo para combater o Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika, inspecionou na quarta-feira, 3, no Jardim Água Boa, 2.149 imóveis, sendo que 357 se encontravam fechados.
Foram localizados 20 focos, sendo 0,92% de todos os imóveis visitados pela força-tarefa. Foram lavradas 12 notificações aos proprietários de imóveis que estavam em situação inadequada. Em uma casa os agentes de endemias e servidores da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) tiveram que fazer a limpeza e recolher entulhos.
A Semsur fez dez roçadas em terrenos baldios de particulares e em mais seis, além da roçada teve que fazer a retirada de entulhos. A roçada também foi feita em uma escola do bairro. Nas ruas foram feitos bloqueio químico, ou seja, borrifação de inseticida, com o carro fumacê/leco para eliminar os mosquitos adultos.
Para realizar esse mutirão trabalharam agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), servidores de serviços gerais da Semsur e voluntários. A ação teve o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Foram utilizados oito caçambas e quatro caminhões para recolhimento de entulhos e lixo reciclável.
A coordenadora do CCZ, a bióloga Rosana Alexandre da Silva explica que neste período de verão, a prefeitura está intensificando suas ações no município para sensibilizar e conscientizar a população da importância do comprometimento de cada um ao manter limpos seus imóveis para que não haja depósitos propícios para proliferação do mosquito Aedes aegypti, e demais vetores, prevenindo doenças, principalmente a dengue, leishmaniose, febre chikungunya e zika vírus.
Lembrando que os imóveis em situação crítica, não atendendo as solicitações previstas na Lei Municipal nº 2850 de 2006, será notificado e estará sujeitos a multa.
MUTIRÕES – Nesta quinta-feira, dia 4, o mutirão acontece no Jardim Canaã I e Jardim Santa Hermínia, das 7h às 17h. O ponto de encontro é na Escola Municipal Sócrates Câmara.
Na sexta-feira, 5, o mutirão é no Jardim Guaicurus, Harrison Figueiredo e Dioclécio Artuzi, das 7h às 17h. O ponto de encontro é na unidade de saúde do Jardim Guaicurus.
No sábado, 6, no Jardim Flórida das 7h às 13h. O ponto de encontro é a Seleta e o prefeito em exercício Odilon Azambuja e o secretário de saúde Sebastião Nogueira acompanham de perto todo esse trabalho de combate ao Aedes aegypti .
A prefeitura alerta que o CCZ está atento e que a ordem é para notificar e multar os proprietários de imóveis que apresentam irregularidades, dentro do que prevê a Lei Municipal 2850 de 2006. O CCZ esclarece ainda que durante a realização dos mutirões, são instalados pontos de vacinação antirrábica, com o objetivo de imunizar contra a raiva, a população canina e felina presentes naquela região.