Técnicos da Siemens do Brasil e da Fujifilm Brasil estão em Dourados treinando a equipe do Hospital da Vida para operação dos equipamentos entregues em novembro pelo governo do Estado e já instalados. É mais um passado dado pelo município de Dourados, por iniciativa do prefeito Murilo e do secretário de Saúde Sebastião Nogueira, para melhorar o atendimento à população dos 33 municípios da região.
De acordo com Cassio Humberto Rocha, gerente da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), que administra o hospital há 15 meses, a primeira fase do curso, com toda a equipe da unidade, termina na sexta-feira (11).
Em seguida começa a segunda fase, o módulo mais avançado, destinado especificamente à equipe que vai operar o novo tomógrafo de 16 canais, um dos equipamentos obtidos pelo prefeito e o secretário com apoio dos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e José Carlos Barbosa (PSB).
“O arco cirúrgico, o raio-X fixo e o raio-X móvel devem ficar prontos e operando até amanhã. A expectativa é que todo o sistema de interligação de imagens e o tomógrafo estejam em pleno funcionamento até dia 14”, afirmou Cassio Rocha.
Segundo ele, com o Pacs, como é chamado o sistema de interligação e que passa a incluir também a ultrassonografia, já existente no hospital, será possível analisar os exames de qualquer parte da unidade e até da residência do médico.
Os novos equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento do setor de exames por imagem do Hospital da Vida. Foram entregues um tomógrafo de 16 canais, um raio-X fixo, um raio-X móvel, um arco cirúrgico, também chamado de intensificador de imagens – usado em cirurgias de ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia – e dez estações de trabalho para visualizações de imagem – computadores com programas para visualizar imagens de qualquer ponto do hospital.
O setor de imagem do hospital da Vida passou por reforma para a instalação dos equipamentos, que vão ampliar o atendimento e melhorar os serviços oferecidos à população de Dourados e de outros 32 municípios da região. A melhoria do setor de imagem é mais um passo na reestruturação da unidade, iniciada em setembro de 2014, depois que o hospital passou a ser administrado pela Funsaud, por iniciativa do prefeito Murilo.
O secretário Sebastião Nogueira disse que os aparelhos vão melhorar muito o atendimento no Hospital da Vida. “Vão substituir os equipamentos velhos, ultrapassados e quebrados, que dificultavam o diagnóstico e o tratamento e vão ajudar nas grandes cirurgias atualmente feitas no Hospital da Vida”.