O secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, que na próxima semana deve receber novos equipamentos para equipar o Hospital da Vida na área de imagem, disse que esse é o resultado do bom relacionamento que existe entre o município de Dourados e o Governo do Estado. Para o secretário, é uma parceria que tem dado certo e quem é diretamente beneficiado é o cidadão não só de Dourados, como de toda a região, que necessita do atendimento.
Nogueira ressalta que se trata de um trabalho conjunto para melhorar o hospital e a saúde pública, com todo o empenho do prefeito Murilo, dos deputados Zé Teixeira e José Carlos Barbosa e, principalmente, “da conscientização do governador Reinaldo Azambuja e do secretário estadual de Saúde Nelson Tavares”.
Os equipamentos são aparelho de tomografia, de 16 canais, um raio-X fixo, um raio-X móvel, um arco cirúrgico, também chamado de intensificador de imagens – usado em cirurgias de ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia – e dez estações de trabalho para visualizações de imagem – computadores com programas para visualizar imagens da tomografia, por exemplo, de qualquer ponto do hospital.
Para comportar esses aparelhos o secretário informa que o setor de imagem do Hospital da Vida passa por uma reforma que deve durar por pelo menos 15 dias. “Teremos um pouco de dificuldade nesse período, mas a partir daí finalmente não estaremos mais com aqueles equipamentos velhos, ultrapassados e quebrados, que dificultavam o diagnóstico e o tratamento dos pacientes”, afirmou.
O investimento é mais um passo na reestruturação da unidade, iniciada em setembro de 2014, depois que o hospital passou a ser administrado pela Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), por iniciativa do prefeito Murilo. O hospital recebeu reforma completa, com limpeza geral, pintura, restauração da parte elétrica e hidráulica, mudança na fachada e reestruturação de acesso, alteração no atendimento, aquisição de novos leitos, UTI e várias outras melhorias.