A programação “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher” teve nesta quinta-feira de manhã o segundo dia de atividade. O evento aconteceu no CAM (Centro Administrativo Municipal), de Dourados, com uma palestra com a psicóloga Ines Batist do programa Viva Mulher.
A psicóloga alertou as mulheres observando que a violência não pode ser banalizada, é necessário denunciar, e não deixar que a correria do dia a dia faça com que se torne um fato comum. “A gente precisa se emocionar diante de uma agressão, não deixar banalizar. Precisamos cuidar da família, em primeiro lugar”, orientou a psicóloga.
Durante o evento foi apresentado um vídeo com orientações sobre a violência contra mulher. A programação foi aberta à perguntas, onde também foi tirada várias dúvidas.
A coordenação do evento também falou dos diversos serviços prestados pela rede de proteção à mulher em Dourados, como a Casa abrigo, destinado a mulheres que correm risco de morte, que por enquanto está desativada, pois passa por reforma. O objetivo é colocar em funcionamento em breve, depois que acertar alguns tramites com o governo do Estado.
A campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher”, organizada pela Prefeitura de Dourados através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, foi lançada no dia 10 deste mês no salão de ventos da Unigran, com uma palestra com o promotor público de Dourados Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior com o tema: “Feminicídio”, que significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, classificado como um crime hediondo no Brasil.
O objetivo da campanha é formar uma conscientização sobre a violência contra a mulher, promover o debate e a reflexão sobre a violência doméstica e familiar que é uma responsabilidade de todos.
Em Dourados a programação segue até dia 9 de dezembro. Ainda está prevista palestra no dia 24, às 09h, a palestra será no CCI – Centro de Convivência da Pessoa Idosa “Maria Martiniano de Brito” no Parque das Nações I Plano. A palestrante é a psicóloga do programa Viva Mulher, Ana Libório.
A próxima será em 1º de dezembro, no CCI Andre´s Chamorro, no Jardim Água com a palestrante e assistente social Viviane Lobo.