Prefeito Murilo durante abertura da mais nova feira de Dourados, a do Jardim Flórida, na quinta-feira – Chico Leite
Com a inauguração da Feira do Jardim Flórida, nesta quinta-feira, dia 12, o prefeito Murilo chega à sexta feira criada em Dourados. A proposta é garantir acesso fácil da população ao alimento saudável produzido no cinturão verde de Dourados e, ao mesmo tempo a geração de empregos e mais renda para o pequeno produtor e artesão.
A nova feira funciona toda quinta-feira, das 17h às 22h, no salão da Seleta, no Jardim Flórida II. A Seleta é parceira da Prefeitura na ação, que beneficia milhares de moradores de uma grande região habitacional de Dourados.
Murilo está implantando as feiras de modo a contemplar toda a cidade. A primeira foi no Parque Alvorada, uma região distante do centro. Dois foi instalada uma feira com foto mais na produção agroecológica, no bairro Izidro Pedroso. Até um distrito foi contemplado, Vila Vargas. Depois foi a vez do Parque dos Ipês e Ceper do III Plano.
Exceto as feiras do Izidro e Vila Vargas, que são menores, todas as outras têm sempre mais de 30 barracas oferecendo produtos hortifrutigranjeiros oriundos da agricultura familiar, como folhas, legumes, frutas, pimentas, mandioca e outros produtos. Há também doces, biscoitos, pães, ovos de galinha caipira, melado, mel e várias opções de artesanato. Completa as feiras uma bem montada praça de alimentação, com várias opções de alimento e bebidas.
Prefeito Murilo durante abertura da mais nova feira de Dourados, a do Jardim Flórida, na quinta-feira – Chico Leite
Murilo criou o projetos das novas feiras – quando ele assumiu a Prefeitura em 2011 só haviam na cidade as feiras da Rua Cuiabá, Praça do Cinquentenário e Ceper do I Plano – de forma integrada com o projeto de apoio ao pequeno produtor rural e ao programa de economia solidária.
O Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), desenvolvido em parceria com o Sebrae e Banco do Brasil, já atende 30 produtores em Dourados, com 10 hortas na Vila Vargas e mais 20 hortas em implantação, inclusive no Distrito de Itahum. Com o sistema orgânico, os produtores agregam valor à produção, que é vendida nas feiras da cidade.
As feiras também são locais de comercialização para produtos caseiros, feitos nos sítios ou pelo sistema de economia solidária. Com fabricação de doces, produtos de panificação, de limpeza e artesanato as famílias completam a renda e melhoram a sua condição de vida em Dourados.
“Nossas ações são para melhorar a qualidade de vida das pessoas, com opões de alimentos mais saudáveis dos nossos sítios e chácaras. As feiras geram empregos e renda. É melhoria de vida para todos. É assim que trabalhamos”, afirma Murilo.
As feiras são coordenadas pela Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos).
AS FEIRAS DE DOURADOS
Feira do Jardim Flórida
Local: Rua José Roberto Teixeira, Salão da Seleta, ao lado da unidade de saúde, no Jardim Flórida II
Quando: Toda quinta-feira
Horário de Funcionamento: 17h às 22h.
Criada pelo prefeito Murilo
Feira do Izidro Pedroso
Local: Rua Mozart Calheiros (antiga W5), próximo ao Córrego Paragem, no bairro Izidro Pedroso.
Quando: Toda sexta-feira
Horário de Funcionamento: 17h às 22h.
Criada pelo prefeito Murilo
Feira da Vila Vargas
Local: Pátio do CRAS.
Quando: Todo sábado
Horário de Funcionamento: 17h às 22h.
Criada pelo prefeito Murilo
Feira do Parque dos Ipês
Local: Parque dos Ipês, na Avenida Presidente Vargas, na Vila Progresso.
Quando: toda terça-feira
Horário de funcionamento: 17h às 22h
Criada pelo prefeito Murilo
Feira do Ceper do III Plano
Local: Rua Aquiidabã, próximo à Comunidade Católica São Carlos
Quando: Toda sexta-feira
Horário: 7h às 21h.
Criada pelo prefeito Murilo
Feira do Parque Alvorada
Local: Praça do Parque Alvorada, na Rua Amael Pompeu Filho
Quando: toda quinta-feira
Horário: 7h às 22h.
Criada pelo prefeito Murilo
Feira Livre da Rua Cuiabá
Rua Cuiabá, entre as ruas Cafelândia e Independência, no centro
Quando: Sábado e domingo
Horário: Sábado, a partir das 18h até domingo às 12h.
Feira da Praça do Cinquentenário
Local: Praça do Cinquentenário, na Avenida Marcelino Pires, na Cabeceira Alegre
Quando: Toda quarta-feira
Horário: 7h às 21h.
Feira do Ceper do I Plano
Local: Ceper do I Plano, na Rua Floriano Peixoto
Quando: Toda quarta-feira
Horário: 7h às 22h.