As últimas camadas de asfalto estão sendo colocadas nas ruas do Parque dos Coqueiros, bairro localizado entre o Canaã III e a Escola Municipal Neil Fioravante (Caic), em Dourados. Na sexta-feira o prefeito Murilo, acompanhado do secretário de Planejamento, Luis Roberto Martins Araújo, vistoriou a fase final da obra.
Para os moradores é um sonho ver o asfalto na porta de casa, pondo fim há anos de sofrimento, de poeira e lama. “Melhorou grande, muito grande; era horrível quando chovia e a água e sujeira parava tudo em frente à minha casa. Ai no tempo seco era a poeira. Agora acabou todo o problema”, afirma Ivanilde Machado, aposentada, que mora na rua Esthon Marques há 13 anos.
O prefeito conferiu o trabalho nas proximidades do córrego Paragem e verificou que a empresa está fazendo um asfalto de qualidade, para durar muitos anos. O bairro já tem serviço de drenagem e serviço de coleta de esgoto.
Muito feliz também está Lurdes Soares Hoffmann, que mudou-se com o esposo e filhos para Dourados há 12 anos e construiu uma casa no bairro. Há 5 anos ela montou nos fundos da residência uma fábrica de lingerie e sofria com a reclamação dos clientes devido à dificuldade de acesso. “Sem asfalto era muito difícil; agora acabou o problema. O asfalto ficou perfeito”, elogia.
A conclusão do asfaltamento no Parque dos Coqueiros é com recursos dos R$ 52 milhões, contratados pela prefeitura na Caixa Econômica Federal. Com esse recurso Murilo está fazendo asfalto em 23 bairros de Dourados e recapeamento de vias principais. Alguns bairros esperavam pela pavimentação das ruas há 30 anos.
Na sexta-feira, Diego Macilon Oliveira e Thailine Santos Vilhalva, tomavam tereré tranquilamente na hora do almoço, sem poeira, enquanto observavam as máquinas concluir o asfalto no bairro. Eles compraram um terreno e construíram uma casa no bairro há pouco mais de 1 ano. “A poeira era um problema; nós temos criança pequena que sempre tinha problemas. E quando chovia era difícil sair pra ir trabalhar. Agora vai acabar todos esses problemas”, afirma o casal.
Fica para os moradores apenas a construção das calçadas, que deve ser dentro de um modelo aprovado pela Prefeitura. Esse modelo a Prefeitura já entregou aos moradores, mas aquele que por ventura não recebeu deve ser retirar na Secretaria de Planejamento, no Bloco A, do Centro Administrativo Municipal.
Serão atendidos com asfalto dos R$ 52 milhões os bairros Jardim Novo Horizonte, Residencial Martin Cristaldo, Parque do Lago II, Jardim Clímax, Cuiabazinho, Parque dos Coqueiros I, Parque dos Coqueiros II, Jardim Vista Alegre, Jardim Rasselen, Colibri, Canaã III, Parque dos Beija-Flores, Parque dos Bem-te-vis, Jardim Flamboyant, Jardim Santa Rita, Jardim Aymoré, Guaicurus, Estrela Poravi II, Canaã II, Jardim Ipiranga, Chácaras Caiuás, Jardim Hyran de Mattos, Vila Aracy e Avenida Potreirito.
Além dos 23 bairros que serão beneficiados com o asfalto, a prefeitura vai asfaltar a Avenida Gelcy Maria Teixeira Marcondes, conhecida como Linha do Potreirito, localizada no Jóquei Clube. A via dá acesso a propriedades da zona rural, originadas na Colônia Agrícola Nacional de Dourados.
Outras quatro vias de grande fluxo de veículos receberão recapeamento. Elas são a Balbina de Mattos, Olinda Pires de Almeida (serviço já concluído), Fernando Ferrari e Raul Frost.