‘Revista Isto É’ publicou anuário no mês passado mostrando as melhores cidades do Brasil – Reprodução
Não foi apenas em indicadores fiscais que Dourados foi destaque no Brasil no estudo da consultoria Austin Rating, uma das melhores do mundo, parceira da Revista Isto É num trabalho de premiação das melhores cidades do Brasil. Nesse quesito Dourados ficou em 1º lugar entre as cidades de porte médio e em 2º lugar no geral entre as 5.570 cidades brasileiras.
Porém, Dourados foi destaque também em indicadores econômicos, ficando em segundo lugar no Brasil entre as cidades de médio porte. Em Padrão de Vida ficou em 3º lugar nesta mesma categoria de cidade. Em Mercado de Trabalho ficou em 5º e na Capacidade de Arrecadação em 7º entre as cidades médias. No Ranking geral Dourados é 67ª melhor cidade do Brasil, um feito e tanto uma vez que concorreu com inúmeras cidades mais antigas, maiores e com mais recursos.
Na edição especial ‘As melhores Cidades do Brasil’ Isto É mostrou como Dourados, através da gestão fiscal eficiente, conseguiu fazer “mais com menos”. A reportagem, que pode ser lida também no site http://melhorescidadesdobrasil.com.br, mostra que a meta do prefeito Murilo “é fazer uma gestão eficiente e melhor com menos custos”.
A partir de 2011, quando assumiu a Prefeitura num mandato eleitoral tampão, após Dourados virar notícia nacional em escândalo de corrução, Murilo modernizou a gestão, tirou o município do atraso administrativo, planejou e iniciou um processo que recolocou a cidade no rumo do desenvolvimento, com crescimento e qualidade de vida. “Fui atrás de organizar a cidade, criar leis para a instalação de empresas”, disse.
Na entrevista, o prefeito conta como acabou com o orçamento fictício, buscando o equilíbrio entre o previsto e o arrecadado; atualizou a planta genérica de valores; fez o cadastramento imobiliário; incentivou as pessoas a saírem da dívida ativa; melhorou a informatização da Prefeitura; incentivou o bom pagador de imposto e como criou meios de incentivar os negócios.
O prêmio de “Melhor Cidade do Brasil” foi recebido pelo prefeito Murilo no dia 17 de setembro, em São Paulo. Veja as áreas em que Dourados é destaque no Brasil:
Indicadores Fiscais:
1º lugar entre as cidades de porte médio
2º lugar no geral entre as cidades brasileiras
Indicadores Econômicos
2º lugar entre as cidades de médio porte
53º lugar no geral entre as cidades brasileiras
Padrão de Vida
3º lugar entre as cidades de porte médio
42º lugar no geral entre as cidades brasileiras
Mercado de Trabalho
5º lugar entre as cidades de porte médio
Capacidade de Arrecadação
7º lugar entre as cidades de porte médio
27º lugar no geral entre as cidades brasileiras
Aplicação na Saúde e Educação
9º lugar entre as cidades de porte médio
Sustentabilidade Financeira
17º lugar entre as cidades de porte médio
Qualidade de Vida
24º lugar entre as cidades de porte médio
Execução do Orçamento
26º lugar entre as cidades de porte médio
Ranking geral
67ª melhor cidade do Brasil entre os 5.570 municípios