A campanha Dourados Rosa idealizada pelo prefeito Murilo encerrou oficialmente no dia 31 de outubro, porém as ações seguem sendo realizadas pelo município rotineiramente. Para que a mensagem de prevenção contra o câncer de mama seja perpetuada para além do mês lembrado no mundo todo como de luta contra a doença, as atividades foram ampliadas através das professoras do município. Isso acontece através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.
Durante o mês da Dourados Rosa, a Secretaria de Educação realizou um levantamento com as professoras das escolas municipais e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) que estavam com os exames preventivos atrasados. O quadro do órgão é quase 90% composto por mulheres.
A listagem com os nomes foi encaminhada à Clínica da Mulher para realização de agendamento especial de mamografias e exame preventivo do câncer de colo do útero, voltado a este público. Será atendida uma média de três professoras por dia. Somente para estes meses de novembro e dezembro, estão agendadas 175 educadores, sendo que mais delas serão atendidas também a partir de janeiro.
A ideia do projeto é preencher o espaço deixado pelas mulheres que estão na fila, agendam a data e não comparecem à consulta. Ao mesmo tempo, a proposta é formar multiplicadoras de informações de prevenção.
“Todos os dias, nós temos uma média de duas a três mulheres da fila que estavam agendadas, confirmam presença, mas no dia do exame não comparecem. Então, as professoras vão acabar ocupando este espaço, por isso é uma quantidade pequena por dia. Não interfere no atendimento à nossa demanda e ao mesmo tempo promove a saúde dessa população”, explica Maria Luiza Palma, coordenadora da Clínica da Mulher.
Como as professoras lidam com outras mulheres diariamente. A intenção é conscientiza-las sobre a importância da realização dos exames preventivos, para que incentive outras mulheres da comunidade escolar a manter seus exames em dia. “É uma extensão da campanha Dourados Rosa”, lembra Maria Luiza.
DOURADOS ROSA
Durante o mês de outubro na campanha foram agendadas 646 mamografias na Clínica da Mulher, sendo que 550 dessas mulheres compareceram. Haverá agora um trabalho de busca ativa dessas mulheres que não realizaram o procedimento, para fazer uma nova agenda. Todas estavam na fila de espera pelo exame.
Também na campanha foram 223 exames preventivos contra o câncer de colo do útero e mais 223 clínicos das mamas somente na Clínica. Mais milhares desses exames foram realizados também nas unidades básicas de saúde da família durante a campanha.
A Dourados Rosa ainda teve trabalho de conscientização com palestras e orientações sobre o câncer de mama e colo do útero, e outras doenças. Teve ainda a Corrida Rosa, que levou uma multidão às ruas no dia 31 de outubro encerrando as atividades cobrindo a cidade com as cores da campanha.
“Nós recebemos aqui mulheres que há 15 e até 20 anos não faziam exames preventivos e vieram dizendo que nunca houve um apelo tão forte como nos últimos anos para prevenção, que em todos os lugares que iam estavam falando sobre a prevenção, na TV, no rádio, recebiam panfletos e viam pessoas vestidas de rosa, que se sentiram até acuadas. Mostra que a campanha é um importante estímulo a essas mulheres”, explica a coordenadora.
Apesar de o trabalho ser intensificado durante o período da campanha, a prevenção contra essas doenças acontece durante o ano todo. Para fazer os exames preventivos, basta a mulher procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para agendar os procedimentos.
O preventivo contra o câncer de colo do útero deve ser feito a partir do momento em que a mulher inicia sua vida sexual. Já a mamografia, o Ministério da Saúde preconiza a partir dos 50 anos de idade. No entanto, quem tem histórico familiar ou outros agravantes pode fazer mais cedo por indicação médica, por isso deve sempre procurar a unidade de saúde para consulta e ser mais bem orientada.
A Dourados Rosa é uma realização da Prefeitura de Dourados com o apoio de parceiros. Nesta edição abraçam a causa a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Unigran, Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Hospital do Câncer, Abevê, Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Câmara Municipal de Dourados.