Em Dourados, o mês de outubro começou da mesma maneira que terminou setembro, com muita chuva. Nos três primeiros dias do mês choveu 48,2 mm (milímetros).
Já em setembro havia chovido 227,40, conforme dados do pluviômetro do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) instalado no prédio da Guarda Municipal e Defesa Civil de Dourados.
E essas chuvas têm vindo acompanhadas de fortes ventos, com quedas de árvores causando danos materiais em residências, como quebra de telhados e muros. Porém não foram registrados danos em humanos.
Para que Dourados continue sem registros de acidentes com pessoas nos vendavais a Defesa Civil orienta sobre os principais procedimentos.
Para prevenir, revise a resistência da casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas.
Quando da aproximação do vendaval, desligue os aparelhos elétricos e o gás; abaixe para o piso todos os objetos que possam cair; feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência; feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém.
Depois da ocorrência do vendaval ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias; ajude seus vizinhos que foram atingidos e evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise a Defesa Civil ou Bombeiros sobre estes perigos e procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente. Deixe estes serviços para os casos de emergência.
Para contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil os telefones são 3424-2309 e 199.