A programação da Dourados Rosa começa nesta quinta-feira (01) com conscientização e serviços. As atividades, realizadas pela Prefeitura com o apoio de entidades parceiras, seguem durante todo o mês de outubro, lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de mama.
A primeira ação será uma palestra às 8h no plenário José Cerveira, localizado no CAM (Centro Administrativo Municipal) que fica na rua Coronel Ponciano, nº 1.700, Parque dos Jequitibás. O tema é “Câncer de Mama” e quem vai ministrar é a médica oncologista Sara Regina Scremin. O evento é aberto ao público.
Na Clínica da Mulher ainda haverá a coleta de preventivo e exame clínico das mamas tanto nesta quinta quanto na sexta-feira (02), das 7h30 às 11h. O órgão fica na rua Salviano Pedroso, (antiga W-13), no Jardim Água Boa. Toda mulher que deseja fazer os exames pode ir até o local.
Durante todo o mês haverá uma série de atividades que incluem exames preventivos realizados nas mais diversas unidades básicas de saúde. Cada uma terá programação própria, então é importante procurar a mais próxima de casa para se informar sobre as ações.
Palestras com temas como DST/Aids, Parto Humanizado, prevenção contra o câncer, planejamento familiar, os 16 Dias de Ativismo e a sexualidade na mulher mastectomizada estão entre as que serão realizadas durante o mês de outubro. Ainda haverá a Corrida Rosa para encerrar as atividades e aulas de zumba, entre muitas outras ações.
A abertura oficial da Dourados Rosa está marcada para as 16h da próxima terça-feira (06). O evento será na Clínica da Mulher e contará com o Ônibus Rosa. A campanha foi idealizada pelo prefeito Murilo e todo ano reúne milhares de mulheres em prol da conscientização sobre o câncer de mama.
“Nós preparamos uma programação que além de conscientizar sobre a realização dos exames preventivos e o tratamento, ainda dá visibilidade aos mecanismos que hoje existem para a realização dos procedimentos. Por isso contamos com o envolvimento de toda a cidade em prol dessa campanha”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Beth Salomão, que coordena a ação.
O secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, ressalta a importância da atividade para aproximar a mulher douradense dos serviços oferecidos pela saúde pública e também para ressaltar a importância do diagnóstico precoce que aumenta consideravelmente as chances de cura. “Nosso foco é sempre voltado à prevenção em prol da qualidade de vida, por isso essa mensagem de conscientização é tão importante”, ressaltou.
Entre as entidades envolvidas na campanha deste ano, estão a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Unigran e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).