Como forma de comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro) a Prefeitura de Dourados através do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) promoveu na manhã desta terça-feira, no Parque Primo Fioravanti Vicente (Rêgo D’Água), um plantio de mudas com a participação de vários convidados ligados à área ambiental, estudantes, ganhadores do projeto “Taurus em Ação”, que representaram as escolas municipais e o prefeito Murilo, que acompanhou todo o plantio.
Durante o e vento o prefeito conversou com as pessoas que prestigiaram o ato e, com as crianças ele aproveitou para falar da importância daquele momento para o futuro. Murilo agradeceu a presença dos convidados e reforçou a necessidade do envolvimento de toda a sociedade nas questões ambientais, principalmente utilizando meios que possam despertar esse interesse também na criança que será as grandes beneficiadas.
O “Rêgo D’Água” teve uma parte entregue na atual administração e já foi placo de uma das mais tradicionais eventos de Dourados, a Festa do Peixe. Agora a prefeitura está trabalhando em outro setor do espaço para também disponibilizar à população e aproveitou o momento para arborizar essa segunda etapa. Só neste parque já são mais de 1.500 mudas plantadas, conforme informou o diretor do Imam, Rogério Yuri Farias Kintschev.
O Instituto desenvolve rotineiramente uma série de atividades envolvendo a preservação ambiental, tanto preventiva como repressiva. Hoje, por conta desse trabalho, dispõe de um viveiro de mudas estruturado, mantém parcerias para a distribuição de diversas espécies de plantas, tanto frutíferas como ornamentais e produz adubo orgânico através de um equipamento instalado no próprio viveiro.
Yuri falou sobre a arborização dos demais parques ecológicos do município, praças e outros locais públicos , incluindo ruas e avenidas, que garantem “uma Dourados mais verde, bonita, agradável e cada vez melhor para se viver”. Ele lembrou durante o ato que nesta administração já foram plantadas mais de 30 mil mudas e ao cidade continua sendo uma das mais arborizadas.