Na abertura da Semana Nacional do Trânsito em Dourados, na manhã desta sexta-feira, 18, no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal), o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ahmad Hassan Gebara, o Mito, relatou as ações executadas e destacou o esforço do prefeito Murilo para melhorar o trânsito em Dourados.
Mito destacou como grandes avanços a criação da Agetran, que atua para regular, promover, educar e fiscalizar o trânsito em Dourados. Citou a regulamentação sobre a circulação de veículos pesados na área central, que reserva a malha asfáltica e reduz os transtornos; a implantação das três pistas de rolamento na Avenida Marcelino Pires, que fez o trânsito fluir, e ainda a criação e reestruturação de vias de acesso rápido, que deram novo dinamismo à cidade.
Entre essas ruas estão a Monte Alegre, Ponta Porã, Floriano Peixoto, Via Parque e mais recentemente a Olinda Pires de Almeida. “Sinalizamos mais de 50 quilômetros de ruas por mês e implantamos novos semáforos para garantir segurança no trânsito”, destaca o diretor. “Como engenheiro, Murilo tem preocupação especial com o trânsito”, acrescenta.
Ao mesmo tempo em que moderniza o trânsito, a Prefeitura fiscaliza para reduzir o número de acidentes. Os maiores casos de multas são para avanço de sinal vermelho, falar ao celular ao dirigir e não uso de cinto de segurança, segundo ele. E a fiscalização tem dado resultado. “A queda no número de mortes foi de 38% nos primeiros cinco meses do ano. Caiu de 26 no ano passado para 16 este ano”, afirma. Mas, para Mito, Dourados só terá um trânsito melhor a partir da conscientização da população de que ela é responsável direta por um trânsito mais seguro.
O vice-prefeito Odilon Azambuja destacou que o sucesso da gestão pública de Dourados acontece em função do comprometimento com a qualidade. Ele citou o fato de o prefeito Murilo ter recebido na noite de quinta-feira, em São Paulo, o prêmio para Dourados como campeã em gestão fiscal no Brasil entre as cidades de porte médio. “Este prêmio o qualifica com um dos melhores administradores do Brasil”, disse sobre Murilo.
Com relação ao trânsito, Odilon disse que Murilo é muito exigente e busca sempre realizar intervenções para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Tivemos melhorias muito significativas no trânsito da nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado, falou da importância da educação desde a escola para a responsabilidade no trânsito. “A gente não precisava ficar colocando lombadas pela cidade se cada um assumisse a responsabilidade por um trânsito melhor”, afirmou o vereador.
O diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, participou da abertura da Semana do Trânsito em Dourados. Ele destacou que esta semana é o start de uma campanha mundial que visa reduzir o número de mortes. “As mortes no trânsito são consideradas hoje como uma epidemia mundial. São gastos US$ 50 bilhões em 150 países com traumas de acidentes. No Brasil são R$ 40 bilhões por ano”, disse.
Claro ressaltou que o investimento em educação, inteligência e infraestrutura não bastam mais. É preciso um comprometimento da sociedade para que ocorra uma mudança real. “Cada um tem que se sentir responsável; tem que haver uma mudança de comportamento”, afirma.
Após a abertura da Semana, cujo tema é “Seja você a mudança no Trânsito” e que norteia a “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020”, aconteceu a palestra com o médico Silvio Haddad, presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), que é filiada à Associação Médica Brasileira.
PROGRAMAÇÃO
No sábado (19), às 8h30, terá atividade para reflexão sobre as vagas especiais de estacionamento, na Marcelino Pires entre a Rua Dr. Nelson de Araújo e Rua João Candido Câmara.
No domingo (20), às 8h, haverá passeio ciclístico com saída da Avenida Marcelino Pires (Praça Antônio João).
Na terça-feira (22) tem Ação de Saúde e Meio ambiente no Trânsito na Praça Antônio João, das 8h30 às 11h. Paralelamente, na Escola Municipal Sócrates Câmara, haverá passeio ciclístico e blitz educativa, a partir das 8h.
Na quarta-feira (23) haverá palestra para os servidores da Prefeitura, no Plenário José Cerveira, às 9h30.
Na quinta-feira, dia 24, haverá duas sessões de Contação de histórias no auditório do Sesi, com Rodrigo Calistro, no período da manhã, às 8h e às 09h30. No período da tarde, às 14h e às 15h30 têm mais contação de histórias no Sesi.
Na sexta-feira, dia 25, segue a mesma programação de quinta-feira no Sesi com contação de histórias, no mesmo horário, com duas sessões, no período da manhã e à tarde.
Durante toda a Programação da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25, haverá exposição dos trabalhos realizados pelas escolas e órgãos que trabalham o trânsito durante o ano, no espaço central do Shopping Avenida Center.