O prefeito Murilo deu posse na manhã desta terça-feira aos novos membros que fazem parte do Conselho Municipal de Assistência Social e Comcex (Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes).
A solenidade aconteceu no auditório José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), com a presença da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ledi Ferla e os vereadores, Sérgio Nogueira, que faz parte da Comissão de Assistência Social da Câmara e Madson Valente.
O prefeito Murilo parabenizou a posse dos novos conselheiros e representantes do Comcex e falou da importância dos trabalhos desses dois órgãos representativos da sociedade douradense. “Quero agradecer a vontade a disposição de vocês de tomar a frente desses dois órgãos que muito fazem pela política social de nosso município, melhorando a qualidade de vida das famílias douradense”, disse.
Murilo também falou da crise financeira que hoje vive o Brasil e que, certamente, está atingindo todos os municípios, mas no caso de Dourados, ele disse tem feito muitos ajustes na máquina administrativa para garantir os salários dos servidores. “Mesmo com as dificuldades, a nossa administração segue com os desafios no sentido de honrar com todos os compromissos assumidos nestes quatro anos e meio de mandato”, disse, lembrando que uma das metas é entregar os 11 Ceims (Centro de Educação Municipal) até o fim deste ano, zerando o déficit de crianças fora da escola. A mesma coisa se refere às obras de asfalto, que irão chegar à quase todos os bairros da cidade até o fim deste mandato.
ASSISTÊNCIA
A Secretaria de Assistência Social, Ledi Ferla falou da importância do Conselho de Assistência Social e Comcex. “Nosso Conselho de Assistência Social é um co-gestor e que tem uma função muito ampla dentro política de Assistência Social”, disse.
Ela explica que o Conselho Municipal de Assistência social é um órgão colegiado e deliberativo, em consonância com a Lei nº 8.742/93, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, é responsável pela coordenação da Política Municipal de Assistência Social.
O Conselho é formado 50% por representantes governamentais e 50% da sociedade civil, sendo os representantes dos usuários são escolhidos pelo Conselho Gestor dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
Uma das atribuições do Conselho é aprovar a Política Municipal, elaborada em consonância com a PNAS (Política Nacional de Assistência Social), na perspectiva do Suas (Sistema Único de Assistência Social), e com as diretrizes estabelecidas pelas Conferências de Assistência Social, podendo contribuir nos diferentes estágios de sua formulação.
Já sobre o Comcex ela explica que é Comitê cujo objetivo é apoiar os públicos ou privados, de entidades governamentais ou não governamentais, que apresentem projetos, programas ou criem medidas no combate à violência contra a criança e o adolescente.