A Prefeitura de Dourados vai realizar uma ação especial voltada aos hipertensos e diabéticos que fazem acompanhamento através do Hiperdia na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Piratininga. Será no dia 15 de setembro, a partir das 7h, no salão da igreja São Judas que fica no Piratininga.
São esperadas, pelo menos, 500 pessoas entre hipertensos e diabéticos da região que fazem o acompanhamento na unidade. Familiares também devem comparecer. “A ação é prioritariamente voltada para o público que atendemos em nossa área, mas também é aberta à comunidade, caso alguém tenha interesse em participar”, ressalta a médica sanitarista e do Ministério da Saúde, que atua na Equipe de Saúde da Família da UBS Piratininga, Solange Denise Fernandes de Luna.
Além da equipe que realiza o Hiperdia – programa que acompanha e trata hipertensos e diabéticos -, e conta com a parceria do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Com isso haverá uma equipe multidisciplinar no local, composta por fisioterapeuta, nutricionista, médico, enfermeiro, entre outros.
Na ocasião, serão levadas informações sobre a importância de esse público manter a alimentação correta, exercícios físicos, repassar indicação de exercícios que podem ser realizados, orientação sobre quais complicações podem haver caso o tratamento não seja feito adequadamente, aferição de pressão arterial, pesagem e outros. Um café da manhã saudável também deve ser oferecido. “O tratamento nós já fazemos aqui no dia a dia, será uma ação voltada à educação para orientar sobre as práticas e alertar os participantes”, conta a médica.
De acordo com o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, um dos focos da administração do prefeito Murilo é levar prevenção e orientação aos douradenses. Uma população bem informada pode contribuir para o tratamento de doenças e tem mais qualidade de vida.