Centenas de jovens de Dourados e outras cidades como Fátima do Sul, Deodápolis, Rio Brilhante, Douradina e Vicentina, participaram sexta-feira (28) da 3ª Conferência Regional de Juventude. O evento foi aberto às 8h pela secretaria municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, que representou o prefeito Murilo.
A secretária chamou a atenção quanto à participação da juventude e suas conquistas de políticas públicas nos últimos anos. Ela lembrou a promulgação recente do Estatuto da Juventude. “O Estatuto da Juventude acabou de ser promulgando e vocês imagem o quando ainda vão avançar as políticas públicas para a juventude no Brasil”, disse.
Ela também lembrou dos programas existentes em Dourados voltados aos jovens, como por exemplo, o Qualifica Dourados/Pronatec, que já formou mais de 3 mil jovens de 16 a 29 anos, em Dourados, nos últimos anos. Outro programa é o Estação Juventude – Programando o Futuro, voltado a formação de jovens para o ingresso ao mercado de trabalho.
Ledi chamou a atenção dos jovens para participar do evento até o fim, já que seria uma oportunidade de criar propostas para reivindicar políticas públicas nas áreas de saúde, educação, cultura, trabalho, qualificação profissional. “A participação é uma conquista; quem participa, conquista seus direitos”, acrescentou, lembrando a eleição para escolha dos 14 delegados que irão representar os municípios participantes na Conferência Estadual, que será realizada de 14 a 17 de outubro em Campo Grande e depois, posteriormente, em maio do ano que vem, da Conferência Nacional de Juventude, em Brasília (DF).
A secretária enfatizou o apoio do prefeito Murilo em todas as conferências realizadas este ano em Dourados, num total de sete, até agora. “São eventos extremamente democráticos e que tiveram todo apoio do prefeito Murilo em todas”, destacou.
Após a abertura do evento, teve apresentação cultural com apresentação das jovens da Estação Juventude. Logo após foi realizada a palestra, que é tema da Conferência Nacional de Juventude, “As várias formas de mudar o Brasil”. Após houve debate.
À tarde foram a discussões de seis eixos: “Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda”; “Direito á diversidade e à igualdade”; Direito ao território e à mobilidade”; “Direito à saúde”; “Direito à educação”; e “Direito ao desporto e ao lazer”.
No final do evento foram escolhidos os 14 delegados que vão participar da Conferência Estadual, em outubro, em Campo Grande. O encerramento foi às 17h.
A abertura do evento teve a participação do deputado estadual, João Grandão, dos vereadores, Idenor Machado, Marcelo Mourão, Sérgio Nogueira e Dirceu Longhi, além de representantes da rede em defesa da juventude em nível estadual, como Thiago de Freitas Santos, da Subsecretaria de Políticas Públicas da Juventude.
Outras informações pelo telefone (67) 3411-7144