“Saindo do Sufoco” é o nome de uma campanha que começa na próxima terça-feira pela Prefeitura de Dourados, através do Procon e em parceria com a Unigran. Ela tem a finalidade de oportunizar ao consumidor que está com dívidas em estabelecimentos comerciais e bancários e tem a intenção de fazer o pagamento, o resgate do crédito, com a renegociação dos débitos.
O processo de renegociação vai consistir em duas etapas. Na primeira os consumidores comparecerão no Procon para fazer o cadastro e manifestar a intenção de quitar o débito. Logo após será realizado calculo do débito do consumidor pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, da Unigran, e enviado então pelo Procon, a empresa que irá elaborar propostas para os clientes.
Após este processo de negociações será efetuado um acordo entre empresa e cliente. O papel do Procon, como relatou o diretor do órgão Rozemar Mattos, será de chegar a um denominador comum e positivo para as partes envolvidas, de modo que o consumidor tenha a garantia de liquidar a dívida, com redução de cobranças extras e parcelamentos convenientes para o orçamento doméstico.
O Procon ressalta que é de suma importância a realização de ações como essa, pois possibilita ao consumidor resolver problemas relacionados ao equilíbrio financeiro. O órgão já trabalha com palestras educativas para orientar o público para o consumo, bem como, para realizar inúmeras renegociações de dívidas com instituições financeiras, com telefonias, empresas e parceiros para que o consumidor possa regularizar sua saúde financeira.
A campanha especial, lembra Domingos Renato Venturini, representante da Unigran, ocorre durante o mês de setembro, em comemoração aos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, celebrado em 11 de setembro e segue a diretriz de levar os serviços de proteção aos consumidores da cidade de Dourados. Várias empresas já aderiram à campanha, incluindo bancos, empresas de telefonia, Energisa, Sanesul, CDL e Aced.
O Procon, informa que para participar da campanha, basta se dirigir ao órgão, onde será feito o cadastro dos consumidores, poderá ser feito na mesma hora, sem agendamento, o Procon, está localizado á rua Joaquim Teixeira Alves, 772, e tem horário de atendimento das 07:30h as 13:30h. Os consumidores interessados em participar deverão apresentar seus documentos pessoais (CPF, identidade, comprovante de residência) e os comprovantes referentes aos seus débitos.