A Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres realizada na sexta-feira (14) na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) reuniu centenas de representantes de entidades da Rede de Enfrentamento da Violência contra a Mulher de Dourados, Rio Brilhante, Caarapó e Douradina. No final da conferência foi assinado um Termo de Cooperação, cujo objetivo é regulamentar a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência, além de delegar para cada instituição atribuições de atendimento.
Durante o evento também foi escolhido os dez delegados e suplementes, de setores governamentais e não governamentais, além de aprovadas várias propostas por eixo nas quais foram debatidas. Todas as propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 23 a 25 de novembro em Campo Grande.
Um exemplo é no eixo II, no qual foi verificado que não existe um orçamento especifico no município de Dourados definido pelo organismo governamental de políticas para as mulheres. “É um exemplo de situação que será levada para a Conferência Estadual”, disse a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Dourados, Danielle Viebrantz Silveira.
No eixo III foi aprovada uma Moção de Repúdio em relação ao horário de funcionamento da Delegacia de Atendimento à Mulher em Dourados. A mesma deveria funcionar 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. A delegacia funciona de segunda á sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 18h. A comissão repudia ainda o fechamento da delegacia durante o horário do almoço.
Representou o prefeito Murilo na Conferência Intermunicipal, a secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla. Os vereadores Elias Ishi, Sérgio Nogueira, Cido Medeiros e Virginia Magrini representaram a Câmara Municipal de Vereadores. Também participaram representantes de toda Rede de Enfrentamento, como a Delegacia Regional de Policia Civil, Delegacia de Atendimento à Mulher, 3º Batalhão de Policia Militar, 2º Grupamento de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Universitário de Dourados, Hospital da Vida, 4ª Vara Criminal da Comarca de Dourados – Violência Doméstica, Defensoria Pública de Defesa da Mulher de Dourados, Ministério Público Estadual – 13ª Promotoria da Violência Doméstica, Secretaria Municipal de Assistência Social, Guarda Municipal de Dourados, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) 4ª Subseção, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Casa do Trabalhador, Secretaria Municipal de Educação e Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).
Outras informações através do (67) 3411-7144.