A Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 a 25 de setembro, terá a presença do ator Rodrigo Calistro, de Florianópolis (SC) na programação de Dourados. Ele é contador de histórias conhecido em todo Brasil por enfocar os contos populares, que são misturas de humor voltados para as crianças, mas que agradam o público em geral.
Ele deverá se apresentar em Dourados entre os dias 24 e 25 de setembro no Teatro Municipal.
A programação da Semana Nacional do Trânsito em Dourados, deverá ficar concluída nesta semana. Nesta segunda-feira (10) pela manhã foi realizada a primeira reunião entre a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para definir a programação.
A reunião foi realizada na Agetran com as presenças do Samu (Serviço Móvel de Urgência), Guarda Municipal, Policia Militar, Exército, Corpo de Bombeiro, Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Sest/Senat, PRE (Polícia Rodoviária Estadual) e Semed (Secretaria Municipal de Educação).
De acordo com a Agetran, durante a reunião foi apresentada uma prévia da programação, que além das ações educativas no trânsito e a apresentação do ator Rodrigo Calistro, ainda haverá palestras, exposições de trabalhos de alunos das escolas, entre outras ações.
SEMANA – O Contran (Conselho Nacional do Trânsito) definiu o tema deste ano que é “Seja você a mudança do trânsito”. O tema faz parte da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020 e tem como foco a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional do Trânsito), “é importante alertar que para mudar esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores).
Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.