Nesta terça-feira, dia 30, três técnicos da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) participaram da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. A missão teve justamente a proposta de coletar novas ideias para inovar e ampliar o Projeto Sabores de Dourados, criado pelo prefeito Murilo.
A principal atividade do projeto é o Festival Gastronômico Sabores de Dourados, que tem foco turístico também. Mas, a secretaria quer ampliar as ações turísticas no projeto. Em Campo Grande, a turismóloga da Semdes Rejane Delvalle Morinigo e os técnicos Nayara Rodrigues e Adolfo Garcia assistiram a palestras, participaram de mostras e conheceram as tendências do setor gastronômico.
A proposta do prefeito Murilo, segundo Elizabeth Salomão, secretária que comanda a Semdes, é sempre inovar e ampliar as ações para promover e incentivar o desenvolvimento de Dourados em todas as áreas. “Nós estamos sempre enviando nossos técnicos a missões para colher ideias novas que possamos ampliar o apoio ao comércio, serviços, indústria e turismo”, explica Beth.
No caso do turismo, a turismóloga Rejane conta que a proposta é trabalhar com mais intensidade a gastronomia de Dourados como atração turística para a região. “Nós temos observado por consultas no site do Festival Gastronômico um grande interesse de pessoas de outras cidades pela nossa gastronomia. De Maringá (PR), por exemplo, 96 pessoas buscaram informações sobre o festival gastronômico até agora. Há um bom número de consultas também de Campo Grande, Goiânia e São Paulo”, lembra Rejane.
A Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, organizada pelo Sebrae e Senac, de 29 de junho a 02 de julho, teve também a participação de uma caravana de empresários do setor de Dourados, levado pelo Sebrae. O evento teve palestras, cozinha show, encontro de negócios, consultorias, encontro de turismo, encontro nacional de chefes e mostra de agricultura familiar.