O diretor presidente da Fundação de Esportes de Dourados, Antonio Coca esteve na semana passada participando do Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado pela Fundesporte, com o apoio Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), e aconteceu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Durante o Fórum aconteceu o lançamento oficial do 10º Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul (JIMS) que vai acontecer em Dourados de 24 a 30 de agosto e tem como proposta fortalecer a cultura indígena e fazer a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.
Antonio Coca esteve acompanhado de diversas lideranças indígenas de aldeias de Dourados e a comitiva douradense discutiu com autoridades alguns aspectos que dizem respeito ao esporte local, como a utilização de Vila Olímpica Indígena, a construção de uma política especifica para o esporte e lazer dentro das comunidades indígenas e a participação da cidade no JIMS.
Os douradenses aproveitaram a presença da professora, Andréa Nascimento Ewerton, representante do Ministério do Esporte para convida-la para conhecer as aldeias da cidade e também cobrar uma maior participação do Governo Federal que encerrou o programa PETI no ano passado e ainda não efetivou uma nova temporada ao projeto que atendia centenas de crianças e adolescentes indígenas.
Jogos Indígenas – Os 10º Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul (JIMS) vão acontecer em Dourados de 24 a 30 de agosto em Dourados e terá como sede a Vila Olímpica e dependências das aldeias Bororó e Jaguapirú. Cerca de 600 atletas vão disputar as modalidades de futebol, voleibol, atletismo e competições da tradição nativa, sendo arco e flecha, lança nativa, cabo de guerra, travessia com canoa, travessia a nado, pescaria, entre outros. Haverá ainda, apresentações artísticas e culturais e um concurso para escolha da garota dos JIMS.