A Oficina de Pré-Natal – Utilização da caderneta da gestante será realizada para profissionais de saúde de Dourados. As atividades iniciam nesta quarta-feira, dia 10 e também serão realizadas nos dias 17 e 24 deste mês na sala 26, do Bloco II da Unigran.
Vão participar médicos, enfermeiros, dentistas, profissionais dos Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e residentes do Hospital Universitário. Estes lidam diretamente com o atendimento às gestantes.
“A intenção com a Oficina é falar sobre o atendimento de Pré-Natal, o fluxo do município de encaminhamentos, a utilização da nova agenda da gestante, além da troca de experiência entre os profissionais”, explica a assessora técnica da Saúde da Mulher e da Criança da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina Pereira da Silva.
As palestras começam às 07h15. Pela manhã o primeiro tema será Acolhimento (recepção, rotina, busca ativa e cadastro), seguido da discussão sobre Exames Laboratoriais, Consulta de Pré-Natal (pontos importantes, semiologia, registro na caderneta e apoio metricial), Nutrição (serviços, Sisvan – Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional, gráfico e suplementação).
A partir das 11h30 os debates começam sobre Odontologia (programa, mitos, interações com os demais profissionais, temas para os grupos de gestantes), Imunização (rotina e casos especiais), Fluxo da Gestante (protocolo do município, encaminhamentos) e, o encerramento terá como tema Apoio para Educação à Gestante.
A capacitação realizada através de profissionais qualificados e que lidam diariamente com esta temática é uma forma de aprimorar ainda mais os serviços oferecidos à mulher e à criança. A saúde deste público é tratada como prioridade pela administração do prefeito Murilo. “Desde que o Murilo assumiu a prefeitura já tivemos muitos avanços nesta área”, lembra o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.
Através das unidades básicas de saúde da família, a mãe tem acesso a todo o acompanhamento que ela e o bebê precisam desde o pré-natal até o pós-parto. Também são feitos encaminhamentos para exames, vitaminas, tratamento odontológico, por exemplo, entre outros.
Para que o atendimento especializado, o prefeito ainda inaugurou no ano passado a Clínica da Mulher, para onde são encaminhadas as gestantes através das unidades de saúde para alguns serviços específicos. Com equipamentos modernos e espaço adequado, o município hoje oferece atendimento de qualidade para toda a região.