Alunos e professores da Escola Municipal Neil Fioravante – o Caic, em Dourados, realizaram nesta manhã de quarta-feira uma passeata em defesa do meio ambiente, comemorado no dia 5 deste mês. Foi a 13ª Caminhada em favor da conscientização da preservação ambiental contou com a presença de pelo menos 800 alunos. Este ano a escola chama atenção para o andamento do projeto do Córrego Paragem.
De acordo com a diretora da instituição Maria Ivanir, todos os anos são realizadas ações no sentido da cobrar as autoridades sobre a importância do desenvolvimento do projeto, que vai tornar o local uma grande área ecológica.
A escola fica próxima ao Córrego Paragem, onde nasce no Parque Arnulpho Fioravanti, aos fundos Shopping Avenida Center, passa por vários bairros da cidade até se encontrar com o Córrego Água Boa. “Há vários anos fazemos ações às margens do córrego com plantio de árvores, sensibilizando a população para não jogar lixo e ações educativas”, destacou.
A caminhada foi finalizada no CAM (Centro Administrativo Municipal) onde a comunidade escolar foi recebida pelo secretário de Infraestrutura, Luís Roberto de Araújo. De acordo com a diretora, enquanto o projeto não é desenvolvido na prática, a instituição vai buscar parceria com as universidades no sentido de buscar soluções para manter a área ambiental em boas condições.
SEMANA
A XV Semana do Meio Ambiente e XVIII Eco Dourados abertas na segunda-feira encerram hoje. Os eventos são realizados no auditório da Unigran com palestras, mesas redondas, minicursos, exposições dos projetos de educação ambiental das escolas de Dourados, apresentações culturais e ecovisitas.
No primeiro dia do evento foi entregue o Prêmio Marco Verde. Este ano quatro personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços em favor do meio ambiente de Dourados.
Este ano quatro personalidades receberam o prêmio. A professora Zefa Valdivina Pereira; o empresário Antônio Weber; Iracema Tibúrcio, represente do projeto Papa Pilhas e aos empresários Jorge e Surya Zenatti, representantes da Taurus que mantém o projeto “Taurus em Ação”.
Programação – Hoje, último dia, estão programadas para à tarde das 13h às 17 minicursos.
Paralelamente acontecem exposições dos projetos de Educação Ambiental das escolas de Dourados e apresentação de trabalhos científicos, que estão expostos no saguão de entrada evento.