O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna foram lembrados nesta quinta-feira em Dourados com uma ação que durou toda a manhã, na Praça Antônio João. O evento foi realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, ligada ao gabinete do prefeito, em parceria com toda a Rede de Enfretamento à Violência contra Mulher. Apesar do mau tempo centenas de mulher procuraram os serviços que foram disponibilizados na praça. O evento começou às 7h30 e terminou por volta das 12h.
O vice-prefeito, Odilon Azambuja, esteve presente, bem como alguns vereadores que também passaram pelo local. “Foi um evento bastante oportuno que objetivou a saúde da mulher e que também ofereceu outras informações necessárias. Outro objetivo foi levar informações a nossa Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, que é bastante atuante em Dourados, uma prioridade do prefeito Murilo, que tem incentivado muito esse fortalecimento”, disse a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Danielle Viebrantz Silveira.
SERVIÇOS
Após a abertura oficial, às 8h30, foram realizadas atividades, como aulão de Zumba, exames de preventivo, através do ônibus do Sesi, orientações sobre violência obstétrica, imunização (vacinas: hepatite B, febre amarela e influenza) orientações e distribuição de cartilhas educativas sobre a violência doméstica, DST/AIDS; orientações do guia alimentar para a população brasileira; informações no “balcão de emprego” do CIAT (Casa do Trabalhador), serviços de beleza oferecido pelo Senac.
As mulheres também tiveram orientações e informações judiciais através do Ministério Público Estadual, Delegacia de Atendimento à Mulher, Secretarias de Assistência Social, através do Programa Viva Mulher, Saúde, Educação. O setor de Habitação da Secretaria de Planejamento também esteve presente para informações de habitação popular. O Conselho Tutelar, 3º Batalhão da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal também estiveram presentes na ação.
De acordo com Danielle, o próximo evento desta modalidade será organizado em agosto nas comemorações da Lei Maria da Penha que estará completando nove anos.