Fazendo parte da proposta de inovar para a população e incentivar os setores produtivos, o prefeito Murilo apresenta mais uma novidade na Feira Livre de Dourados, a venda de peixe fresco.
A ação piloto de venda do alimento natural acontece nos dias 6 e 7 de junho, no horário de funcionamento normal da feira, ou seja, sábado até a noite e domingo até meio dia.
Até agora dois produtores de Dourados já confirmaram a venda na feira, Alexandre Brandão Nunes, que produz na região próxima a Porto Vilma, e Jean David, cuja propriedade está no distrito de Itahum.
O sistema de comercialização será o mesmo adotado na Festa do Peixe, através de acordo com o Ministério Público Estadual. O peixe é abatido num frigorífico inspecionado e levado para o local da venda no gelo. “É um alimento com sabor natural; o peixe não é congelado, mas resfriado”, afirma Adolfo Garcia, técnico da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável).
Já o técnico da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Rubens Moreira Junior, explica que a política de preço do produto será a de buscar o menor valor possível para o consumidor, incentivando o consumo do peixe, alimento muito saudável, pelas famílias. Rubens lembra que, dependendo da aceitação na feira central, o produto poderá ser levado também para as feiras dos bairros.
Além da Semafes e da Semdes, a Secretaria de Serviços Urbanos trabalha na organização da nova atividade que incrementa ainda mais a Feira Livre de Dourados. O SIMD (Serviço de Inspeção Municipal) e a Vigilância Sanitária acompanham e orientam os produtores para que o processo ocorra dentro dos padrões de sanidade e segurança para o consumidor.
A partir da primeira experiência, a Prefeitura de Dourados fará os ajustes necessários para que a venda de peixe fresco continue, beneficiando milhares de famílias douradenses.
CARNE – A outra proposta de Murilo, cuja ideia foi recebida com muito sucesso, é a venda de carnes na Feira Livre. Pelo menos metade dos donos de casas de carnes (açougues) legalizados no SIMD (Serviço de Inspeção Municipal) confirmaram interesse na proposta. A ação está sendo coordenada pela Semdes.
Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, ressalta que, com a venda de carnes e peixe na feira, o prefeito Murilo encontra uma forma de incentivar a produção no campo, a industrialização e, ao mesmo tempo, valoriza a cultura do douradense de ir às feiras e ainda promove o consumo do alimento fresco e saudável.