O Centro de Convivência da Família (antigo Samambaia Clube) retomou as atividades normais nesta semana, com novos agendamentos para atender a comunidade. As atividades foram suspensas por um período para que o local fosse utilizado pela equipe de filmagens do longa, em “Nome da Lei”.
As atividades reiniciaram na segunda-feira pela manhã com atendimento a um grupo da terceira idade do CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Maria Martiniano de Brito, do Parque das Nações I.
De acordo com a coordenadora do local, Elizete Ferreira Gomes de Souza, foram disponibilizadas atividades físicas para 52 idosos com a orientação de quatro professores de educação física. À tarde as atividades foram disponibilizadas a outro grupo do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador.
A coordenadora informou que os agendamentos são feitos de segunda a sexta-feira. O local não é aberto ao público. Nele são desenvolvidas atividades direcionadas à população já acompanhadas pelos serviços da Secretaria de Assistência Social e entidades sem fins lucrativos parceiras da prefeitura. É o caso dos CCIs (Centros de Convivência da Pessoa Idosa), Cras (Centros de Referência em Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Lar Renascer, Casa da Acolhida, entre outros.
A equipe que atua no centro é composta por educadores físicos. “O técnico responsável pelo serviço agenda no Centro de Convivência da Família e os educadores físicos preparam atividades específicas para a idade e perfil dos usuários”, destacou a coordenadora.
Com os idosos, por exemplo, as atividades se iniciam com um momento de convivência. Depois é trabalhada uma caminhada orientada, alongamento, ginástica, vôlei, e outros.
No local também são feitas as confraternizações de em datas específicas ou encerramento de atividades. “É um local de descontração, lazer onde são feitas atividades que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destaca a coordenadora.