O secretário da Cidade da Prefeitura de Amambai, José Luiz Karasek, conheceu nesta sexta-feira, dia 22, o processo de aprovação digital de projetos, chamado ‘Processo Digital’, que está em funcionamento desde o ano passado na Prefeitura de Dourados.
José Luiz esteve acompanhado do engenheiro civil Gabriel Winter, chefe de departamento da secretaria, e do fiscal de obras e posturas Anderson Pschisky. A Secretaria da Cidade cuida do zoneamento urbano, aprovação de projetos, fiscalização de obras e posturas e programas habitacionais no município.
Os três técnicos foram atendidos pelo secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento, Jorge De Lúcia, e as arquitetas Aline Sanábria e Patrícia Marra, que desenvolveram na administração do prefeito Murilo o Processo Digital, programa que é aplicado com muito sucesso em Dourados.
“Estamos aqui para conhecer o processo de Aprovação Digital para implantarmos lá”, disse o secretário. “Queremos modernizar o processo de aprovação e viemos buscar ideias aqui em Dourados, que já se adequou bem. Vamos tirar daqui um modelo para levar”, acrescentou. José Luiz Karasek também agradeceu a gentileza da Prefeitura. “Foi muito proveitosa a visita”, disse.
Em Dourados, com o processo de Aprovação Digital, o requerente protocola o processo digitalizado em PDF e gravada num CD ou DVD. É mais uma ação do prefeito Murilo para facilitar a vida dos profissionais de engenharia e arquitetura e agilizar as obras e investimentos em Dourados.
De acordo com a arquiteta Aline Dias Sanabria, supervisora do Departamento de Aprovação de Projetos da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, toda a análise dentro da prefeitura é feita digitalmente. Isso significa redução do consumo de papel, agilidade e celeridade na tramitação, praticidade e ainda arquivamento moderno num banco de dados digital, que permite busca rápida e redução no espaço físico destinado ao sistema de arquivos.
As vantagens do novo sistema são inúmeras, segundo Aline. Em torno de 92% dos processos geram correções, o que resultam em vias que serão descartadas. Pelo novo sistema a impressão só ocorre no momento em que o processo estiver em condições de ser aprovado.