As pessoas que visitam a 51ª Expoagro, que acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, podem conhecer a produção da agricultura familiar e economia solidária de Dourados. A Prefeitura mantém um estande no interior da 9ª Exposhopping, com funcionamento no horário das 18h às 23h, de segunda-feira a sábado, e das 14h às 20h no domingo.
No estande da Prefeitura as pessoas poderão conhecer a produção de hortifrutigranjeiros da Agrovila Formosa e Distrito de Vila Vargas. São sitiantes que recebem o apoio da Prefeitura dentro do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil e Sebrae/MS.
Já são 10 hortas do PAIS implantadas em Dourados na Vila Vargas e mais 10 em implantação no Assentamento Lagoa Grande, no Distrito de Itahum. Nessas hortas a produção é orgânica e sustentável. A venda da produção é garantida diretamente nas residências e numa feira orgânica que funciona às quintas-feiras na Rua Mozart Calheiros (W5), no bairro Izidro Pedroso.
Como a agropecuária comercial é consolidada e altamente profissional em Dourados, o prefeito Murilo tem foco no apoio aos pequenos produtores. Neste sentido, apoia a produção nas pequenas propriedades e aldeias indígenas com preparo do solo, distribuição de calcário e programas, como o PAIS, o Leite Forte, a piscicultura e a produção de mel.
As ações são coordenadas pela Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), que mantém um técnico durante todos os dias da Expoagro no estande da Prefeitura, para falar aos visitantes desses programas.
No estande, as pessoas poderão conhecer também a produção dos grupos de economia solidária, também coordenados pela Semafes. São belas obras de artesanato, entre elas a produção da Associação de Mulheres Rurais de Dourados Força Feminina, e também produtos da indústria caseira, como sabão, detergentes e doces.
Os alunos da Escola Agrotécnica também estarão presentes e apresentarão ervas medicinais produzidas nas escolas. A escola, mantida em parceria entre a Prefeitura e o Estado, forma pelos menos 30 técnicos agropecuários de nível médio por ano, que vão ajudar a desenvolver a produção no campo.
No estande da Prefeitura outras secretarias também estão presentes, mostrando os avanços na produção em todos os setores. Eventos estão sendo divulgados e técnicos da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) orientam empresários interessados em investir em Dourados.