Com o objetivo de melhorar o fluxo de encaminhamento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), a prefeitura realiza I Seminário Regional de Regulação de Saúde em Dourados. O evento será entre os dias 19 e 20 deste mês de maio, no auditório do Bloco I da Unigran.
“Pela primeira vez reunimos profissionais de alto gabarito para discutir a regulação em Dourados e melhorar o fluxo de atendimento para toda a região”, explica o diretor do Departamento de Gestão Estratégica do SUS da Secretaria Municipal de Saúde e Supervisor Regional da Central de Regulação de Leitos de Dourados, Ivandro Correa Fonsceca.
O evento vai reunir prestadores de serviços do SUS, Conselhos Municipais de Saúde, representantes de Secretarias Municipais de Saúde, diretores de departamento das secretarias e profissionais da saúde que trabalham em órgãos ligados à regulação de leitos do SUS em toda a região. Dourados é referência nesta área para 33 municípios, quase a metade das cidades do Estado.
As atividades começam com credenciamento às 7h do dia 19 e seguem com abertura oficial às 7h30. A primeira palestra terá como tema “A regulação em saúde no SUS em âmbito Nacional: os caminhos percorridos e as perspectivas”, ministrada pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde pela ENSP/Fiocruz e representante do Ministério da Saúde nas áreas de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, João Marcelo Barreto da Silva.
A partir das 9h, a palestra será com a temática “A regulação do acesso em saúde no Estado de Mato Grosso do Sul: seus caminhos e desafios” com o palestrante Ed Carlo Britto Burgatt, coordenador Estadual de Regulação Assistencial. Logo depois, haverá a mesa redonda “A regulação em saúde nacional e estadual”.
No período da tarde haverá oficinas, são estas: “Regulação Ambulatorial e Operacionalização do Sistema de Regulação- Sisreg”, “Regulação de Leitos” e “Regulação de Urgência e Emergência”. Posteriormente será feita a mesa redonda “As contribuições da regulação para o SUS”.
A intenção é debater o sistema de regulação em todas as esferas: federal, estadual e municipal. Toda a estrutura será avaliada e conhecida, além da capacitação aos profissionais sobre a temática e discussões sobre o que precisa ser reestruturado para aprimorar o atendimento à população.
A realização do Seminário é uma etapa da implantação do Centro Regional de Regulação de Dourados. O município que antes realizava a regulação apenas ambulatorial (consultas e exames), passa a fazer também para leitos hospitalares otimizando o fluxo de encaminhamento de pacientes em toda a região.
SERVIÇO – As vagas para o Seminário são limitadas e com público alvo definido. Informações sobre inscrições, no email: educacaopermanente.sems@dourados.ms.gov.br . O telefone para contato é 3410-5505.