Foi realizada nesta terça-feira (12) em Dourados a Conferência Regional da Pessoa Idosa. O evento foi aberto às 8h e encerrou às 18h, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) com a participação de 11 municípios, incluindo Dourados.
O evento teve a participação de delegados das cidades de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jatei, Maracajú, Rio Brilhante e Vicentina. Participaram do evento representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, entidades públicas e não-governamentais, trabalhadores, usuários e técnicos de todos os sistemas de atendimento ao idoso e que desenvolvem ações de promoção ao envelhecimento saudável.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla o evento serviu para discutir os principais eixos das políticas públicas sobre os direitos dos idosos.
A programação deve inicio às 7h, com credenciamento. A abertura oficial foi às 8h, em seguida leitura e aprovação do Regimento Interno e, após, a palestra: “Protagonismo e Empreendedorismo da pessoa Idosa – por um Brasil de todas as idades” e após, debate.
Às 13h teve o credenciamento dos delegados e discussão e elaboração das propostas dos eixos por grupo: eixo 1 – Gestão (Programas, projetos, ações e serviços); eixo 2- Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa, Orçamento Público); eixo 3 – Participação (Política e de Controle Social).
Às 15h teve apresentação e aprovação das propostas por eixo; às 17h aconteceu a eleição dos delegados e o encerramento foi às 18h.