Ensinar aos filhos que uma vida saudável requer a prática de exercícios físicos regulares, inspirar através da superação conquistada com o esporte, motivar levando apoio e se mostrando ativas, são algumas das conquistas que mães de Dourados levam à família através de projetos desenvolvidos pela prefeitura. São ações nas mais diversas áreas e que tem impacto direto na qualidade de vida das famílias.
“Eu penso que tenho que dar o exemplo e acho que consegui isso”, conta a cozinheira Maria Aracelia Martins Gonçalves, 49. Ela tem três empregos e mesmo com a correria do dia-a-dia, é mãe dedicada e ainda reserva tempo para ser atleta. Maria participa há quatro anos do projeto Caminhar Dourados, iniciou com as caminhadas e hoje participa de corridas. Desde o início deste ano conseguiu motivar as filhas 13 e 15 anos de idade a participar com ela do projeto.
“É a melhor coisa criada pela prefeitura esse projeto, traz alegria para a vida da gente. É importante para minha família. Depois que sai daqui, a gente se sente renovada e para mim é muito gratificante minhas filhas participarem junto”, relata.
A dona de casa Rosenilda Aoyama, 36, também é um exemplo e tanto para os filhos de 13,16 e 18 anos de idade. Ela perdeu uma das pernas num acidente de moto há quatro anos, mas não se deixou abater pela adversidade: tornou-se paratleta. Hoje pratica atletismo através do projeto Dourados Paralímpico da prefeitura. “Eu nunca me senti vítima e muito do apoio veio dos meus filhos, que muitas vezes vem acompanhar meus treinos”, conta.
Ela lembra que a prática de atividade física torna sua vida melhor, ela se sente mais bem disposta, consegue fazer movimentos que requerem um preparo dos músculos e mantém com a autoestima elevada. “A gente se sente mais jovem, mais bonita. É muito bom”, relata.
Através de projetos da prefeitura, mães ainda ressaltam com orgulho o cuidado que o município tem com seus filhos. Rafael Diego Lima Gomes, 17, é aluno do 8º ano na Escola Estadual Celso Muller do Amaral e paratleta. Ele é cadeirante, tem paralisia cerebral e baixa visão. Rafael começou no atletismo no início deste ano.
“Todos os dias ele acorda e não vê a hora de seguir para o treino, está sempre motivado e para mim é muito bom ver os benefícios que o esporte traz para ele”, afirmou a mãe da Rafael, dona de casa e presidente da Associação Alecrim, Rosimar Aparecida de Lima Gomes, 39.
A evolução dos filhos da prática esportiva é motivo de orgulho para a mãe e a advogada Luci Mara Tamisari Areco, 42, não esconde o quanto seu filho lhe traz alegrias pela dedicação ao esporte. Lucas Tamisari Areco, 17, ingressou na escolinha para goleiros mantida pela prefeitura desde criança. Foi progredindo e se tornou um atleta profissional, que atualmente mora em São Paulo e disputa o Campeonato Paulista Sub-17 pelo Atlético Monte Azul.
“Ele entrou na escolinha de goleiros bem numa época em que estava mal na escola, aprendeu a ter disciplina, melhorou nos estudos e pegou gosto pelo esporte. Eu sempre o acompanhei também cobrando, dando apoio. Sou muito orgulhosa do meu filho, de quem ele se tornou e esse projeto foi muito importante para isso”, relata Luci Mara.
PROJETOS – Os projetos que visam melhorar a qualidade de vida através da atividade física e dos esportes mantidos pelo prefeito Murilo são vários. Atualmente, são 11 polos do Caminhar Dourados em parques e praças, com exercício acompanhado por profissionais qualificados.
O município ainda possui nove escolinhas de futebol e futsal que atendem pelo menos 700 alunos da rede pública que no contra turno escolar praticam esportes. Também existe a escolinha de goleiros, para os que preferem essa posição. O CTA (Centro de Treinamento de Atletismo) ainda conta com 15 atletas e o Dourados Paralímpico com 25 paratletas. No Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, ainda há outras modalidades, como o handbol, basquete, vôlei e natação.
SERVIÇO – No caso dessas escolinhas, para algumas há limites de vagas e períodos de inscrição. Já no caso do Caminhar Dourados, não existem limitações, basta seguir até um dos polos. Para informações sobre os serviços disponíveis, basta entrar em contato com a Funed (Fundação de Esporte de Dourados) através do 3424-5702.