O prefeito Murilo recebeu na manhã desta terça-feira uma comissão de moradores de Itahum para discutir melhorias no distrito. Participaram da reunião também 16 dos 19 vereadores, o vice-prefeito Odilon Azambuja e secretários municipais. Ele recebeu uma lista de reinvindicações, disse que fará estudos e promete um mutirão de atendimento.
Entre as demandas está a recuperação das ruas de terra do distrito, muito prejudicadas pelo extenso período de chuvas que Dourados enfrenta. Os moradores também pediram sinalização da rua que interliga a MS-270 para reduzir a velocidade dos veículos.
Murilo disse que a Prefeitura vai recuperar as ruas e fazer estudos para reduzir a velocidade das enxurradas. Também vai pedir que a empresa terceirizada estude uma forma de implantar uma lombada eletrônica no ponto mais crítico e ainda obstáculos de concreto (quebra-molas) em outros locais em que se abusa da velocidade.
A comissão de moradores estava formada por Roberto Pereira, Isabela Pereira, José Gabriel e Paulo Marques do Nascimento. Ainda estava presente o ex-morador João Wayne.
Eles elogiaram bastante o atendimento à saúde no distrito implantado pelo prefeito Murilo. Elogiaram muito o atendimento do médico Breno Junqueira, que segundo eles, cumpre horário e atende muito bem, com educação e competência. No entanto pediram a presença permanente de uma enfermeira no distrito.
Outra solicitação é um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A secretária Leidi Ferla informou que está estudando uma forma de atender os distritos, já que a instalação de uma unidade fixa gera um custo fora da realidade do município. A solução seria um CRAS Volante, que a Prefeitura já reivindicou ao Governo Federal. No entanto, a secretária informou que há uma equipe da Assistência Social no distrito que atende bem as demandas.
Sobre os cursos de qualificação profissional, a Prefeitura aguarda a abertura de vagas pelo Pronatec. Assim que houver a liberação do Governo Federal as vagas também beneficiarão o distrito, mas os cursos terão que ser feitos em Dourados nas unidades do Sistema S.
O prefeito Murilo disse que uma de suas principais preocupações é com o fortalecimento da economia em Itahum. Ele informou que já conversou com a Usina São Fernando sobre a construção de casas populares no local para que os trabalhadores na produção de cana-de-açúcar morem mais próximos do trabalho. “Vamos continuar trabalhando para fortalecer a economia de Itahum”, disse.
O vice-prefeito Odilon Azambuja comentou que a designação de dois servidores só para atender o distrito na limpeza pública já melhorou bastante, deixando as ruas do distrito bonitas.
Sobre a melhoria da feira dos produtores, Murilo disse que estudará inclusive uma maneira de trazer os produtores familiares da região para vender seus produtos nas feiras de Dourados.
O prefeito também pediu para que os moradores e os vereadores façam gestões com os seus deputados solicitando verbas para asfalto, drenagem e outras necessidades do distrito. “Articulem isso que a Prefeitura fará os projetos”, prometeu o prefeito.
Murilo também sugeriu que a comissão, juntamente com os vereadores, peça ao governador Reinaldo Azambuja que o recapeamento da MS-270 atinja também a parte urbana do distrito. Isso, segundo o prefeito, já aconteceu em Itaporã. É um trecho pequeno, que na verdade faz parte da rodovia.
Os vereadores destacaram a importância da reunião. O presidente da Câmara, Idenor Machado, citou várias melhorias já feitas no distrito e disse que com articulação é possível fazer mais.
“Estamos aqui para reivindicar por Itahum, mas somos testemunhas da dedicação do prefeito pela cidade e sabemos que a demanda é grande”, disse Alan Guedes.
O vereador Madson Valente sugeriu que as escolas do distrito façam um estudo sobre os moradores históricos do distrito para que sejam homenageados com os nomes nas ruas. Esta foi outra reinvindicação.
Elias Ishy disse que a participação de 16 dos 19 vereadores na reunião mostra o interesse de todos em melhorar avida dos moradores do distrito. Já Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, destacou a importância da gestão estruturante que o prefeito Murilo implanta no município, que resulta em desenvolvimento e preparação para o futur0.
Participara da reunião também os vereadores Virginia Magrini, Mauricio Lemes, Pastor Cirilo, Pastor Sérgio, Silas Zanata, Pedro Pepa, Rafael Matos, Délia Razuk, Dirceu Longhi, Cido Medeiros e Nelson Sudário.