Considerado como um dos maiores eventos da região, a Festa do Peixe de Dourados mais uma vez mostrou essa condição. Realizada em novo local, o Parque Ambiental do Rego D`Água Primo Fioravante Vicente, por iniciativa do prefeito Murilo, a festa superou as expectativas e recebeu a aprovação da população e elogios até mesmo pela classe política e empresarial.
Eles ressaltaram a importância do evento para o município, tanto para o lazer como para o incentivo à piscicultura. “Esta festa trás para a zona urbana o fruto do trabalho árduo da zona rural”, disse Fernando Lamas, secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar.
O deputado estadual João Grandão (PT) destacou a visão estratégica do prefeito Murilo e sua equipe em deslocar a festa do parque Antenor Martins para o Primo Vicente. “Depois de 10 anos num único local vocês tiveram a coragem de mudar esta festa”, disse. O deputado estadual Renato Câmara parabenizou Murilo pela organização da festa.
O empresário Antônio Nogueira, presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), entidade corealizadora da festa juntamente com a Prefeitura, falou do empenho do prefeito Murilo para destravar e agilizar o fim da revitalização do parque, que sediou a festa. Classificou o evento como muito bonito e importante para a piscicultura.
O vereador Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, classificou a festa como muito linda e importante para ajudar a alavancar a produção de peixes em Dourados. O vereador Nelson Sudário disse que o prefeito não poderia ter escolhido um lugar melhor para a festa. “Estamos muito felizes; conversei com os moradores e todos comentaram o sucesso da festa”, disse o vereador que mora nas proximidades.
Outro vereador, Marcelo Mourão, parabenizou Murilo e falou da importância da festa como incentivo aos moradores de Dourados a conhecer o novo parque, cujas obras foram terminadas há pouco tempo.
Landimark Ferreira Rios, secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, pasta que coordena a festa juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, falou da importância do empenho do MPE (Ministério Público Estadual) e dos produtores de peixes no trabalho para encontrar um caminho legal para a comercialização.
A coordenadora da festa, Elizabeth Salomão, destacou a alegria de ver tudo dando certo na festa depois de 60 dias de muito trabalho e com a proposta de conceber o evento em novo local e formato.
Piscicultores também foram unânimes em elogiar o evento. Pelo menos 12 mil quilos de peixes frescos, da espécie Pacú, Pintado e Catfish, foram comercializados, o que se torno um grande incentivo à classe produtora e demonstra a resposta da população à realização do evento.
O fechamento da festa aconteceu com “chave de ouro”. O grupo infantil Os Peraltas, encantou crianças e adultos no domingo a noite com muita música e personagens infantis.
A 11ª Festa do Peixe foi uma realização da Prefeitura de Dourados e Aced, com apoio da MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Frigorífico Tabebuia, com patrocínio da Skol e Central Eletricidade. As secretarias envolvidas são a Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Secretaria de Cultura, Secretaria de Serviços Urbanos, Imam (Instituto de Meio Ambiente) e Guarda Municipal.