O torneio de pesca da 11ª Festa do Peixe de Dourados foi aberto nesta quarta-feira com modalidade parapesca infantil e adulto. Nesta quinta-feira tem a modalidade infantil e na sexta e sábado a categoria adulto. O torneio foi aberto com sucesso na pesca e elogio à Prefeitura por realizar a festa no Parque Ambiental do Rego D`Água Primo Fioravante Vicente. A pesca acontece no horário das 7h às 17h.
“Aqui ficou melhor pra pegar peixe, o lago é menor e por isso mesmo fica tudo mais organizado”, afirma Ramão Maldonado, 34. Ele participou de todas as edições da Festa do Peixe realizadas no Parque Ambiental Antenor Martins. Até por volta das 10h, quando a reportagem conversou com Maldonado, ele e o companheiro de pesca já haviam fisgado 18 peixes da espécie pacu.
Próximo a Maldonado estava Jair Pinheiro da Conceição, 46, também tradicional pescador na Festa do Peixe que, inclusive, já ganhou uma TV. Jair, que já havia fisgado 14 pacus, igualmente elogia a mudança. “Aqui é mais seguro, tudo fechado e a gente fica mais motivado porque realmente pega peixe”, disse.
Julia Catarina, de 10 anos, estudante da Escola Franklin Luiz Azambuja, estava feliz por ter fisgado dois peixes. “Agora virei astro de TV”, disse ao ser fotografada com um exemplar de pacu. Ela diz que gosta de ir à festa para pescar e conversar com os amigos.
Gabriel Mateus, de 11 anos, que estuda na Escola Rosa Câmara, participava pela primeira vez da pescaria na Festa do Peixe. Clara Pontes Aragão, de 10 anos, estudante da Escola Francisco Meireles, participava pela terceira vez.
Mônica Natália, de 17 anos, estudante do 7º ano, pescava pela terceira vez na festa e também gostou muito desta edição no parque Primo Vicente. “Aqui é melhor, da pra pegar peixe grande”, disse por meio da interprete Sandra Francisca da Silva, da Secretaria de Educação. Mônica, que é deficiente auditiva já havia fisgado 7 pacus.
O assistente educativo Arcelino Arce, de 44 anos, que nas edições anteriores já havia obtido dois segundos lugares e um terceiro, ganhando um netebook e uma câmera fotográfica, este ano está no páreo também. Um dos dois pacus que fisgou pela manhã pesava mais de um quilo. “Muito boa a festa aqui nesse parque; é oportunidade pra gente pescar e confraternizar com os amigos”, disse.
Maciel Rodrigues Pereira, de 40 anos, que mesmo com deficiência física trabalha como pedreiro, resolveu tirar um dia de folga para pescar. “É muito bom para refrescar a cabeça”, diz. Ele já havia fisgado 9 peixes. O segredo, segundo Maciel, é uma isca que aprendeu a fazer no pantanal. Para ele, a festa é um evento muito importante como ponto de encontro de confraternização da população.
A FESTA – A 11ª Festa do Peixe acontece de 31 de março a 5 de abril no Parque Ambiental do Rego D`Água Primo Fioravante Vicente, com torneio de pesca (até sábado), venda de peixe fresco (até sexta ao meio dia), praça de alimentação, feira de verduras e legumes e outros produtos da agricultura familiar e economia solidária, shows com artistas locais à noite e ainda atividades e competições esportivas e culturais. No domingo, às 17h, tem o show com “Os Peraltas”.
É uma realização da Prefeitura de Dourados e Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com apoio da MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Frigorífico Tabebuia, com patrocínio da Skol e Central Eletricidade . As secretarias envolvidas são a Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Secretaria de Cultura, Secretaria de Serviços Urbanos, Imam (Instituto de Meio Ambiente) e Guarda Municipal.