O crescimento e a valorização de uma determinada região só acontecem quando a infraestrutura chega. Drenagem e asfalto são os principais pontos e o que atrai mais investimentos. Em Dourados a administração municipal está abrindo essas oportunidades, promovendo a expansão principalmente no setor comercial para os bairros e transformando áreas até pouco tempo recusáveis em imóveis hipervalorizados.
É o caso da região sul da cidade, uma das mais populosas com pelo menos 50 mil habitantes, envolvendo o Jardim Água Boa, Santo André, as Vilas Adelina, Cachoeirinha e Erondina, o BNH 4º Plano e muitos outros bairros. Há pouco mais de dez anos começou a transformação daquela região, que se acentuou na atual administração com a conclusão do Parque Rego D’Água Primo Fioravante Vicente, o fim de favelas e lixões e a chegada de novos empreendimentos.
Hoje toda a área no entorno do Parque apresenta uma valorização considerável no preço dos imóveis e cresceu a procura. O presidente da Adei (Associação das Imobiliárias e Corretores de Imóveis), Davi Garcez, confirma essa realidade e garante que essa região está entre as mais valorizadas de Dourados e com possibilidade de apresentar resultado ainda mais positivo nos próximos meses.
Josiane Barbosa Guimarães, farmacêutica e moradora na região, comemora a transformação que aquele setor da cidade sofreu. Ela ressalta que a implantação do parque, a construção de uma escola técnica e da Delegacia da Mulher naquela área, já é motivo para os moradores e comerciantes se sentirem felizes. Para ela, agora com a iniciativa do prefeito Murilo Zauith (PSB) de levar a Festa do Peixe para o Rego d’Água, essa transformação se consolida.
Para quem conheceu o que há pouco tempo era uma grande favela, denominada “Brasil 500” e ao lado um dos maiores lixões clandestinos da cidade, só tem a comemorar o que se apresenta hoje. Para alguns moradores que conviveram com o que era ontem, seria o mesmo que sair de um caos para o paraíso.
O que se vê hoje na zona sul de Dourados é resultado de um processo longo de planejamento e investimentos. Assim que assumiu a prefeitura em 2011, Murilo elaborou uma série de projetos buscando o crescimento e o desenvolvimento da cidade de forma organizada. Isso tem feito com que não só a área central da cidade seja o foco de quem quer abrir seu negócio, mas também os bairros. Pela infraestrutura, zonas de comércio já se espalham pela periferia.
A realização da 11ª Festa do Peixe ali é a consolidação de todo esse processo e a oportunidade de mostrar para toda a cidade essa forma de fazer com que a cidade cresça com planejamento, adotada pela atual administração. Enquanto isso, para a população da região sul de Dourados, só resta agradecer e comemorar esse novo momento.