A Prefeitura de Dourados através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) mais uma vez realiza a limpeza do parque ambiental localizado às margens da Via Parque na Vila Cachoeirinha. O trabalho é focado na retirada dos resíduos descartados ilegalmente no local, para garantia da preservação.
O local é cercado, mas muitas vezes vândalos danificam a cerca para ter acesso ao parque e jogar lixo. São principalmente galhos e entulhos jogados na área de forma irregular. Eletrodoméstico e móveis também são encontrados, mas em menor quantidade. “Nós fazemos toda a retirada destes resíduos para a destinação adequada”, afirma o secretário da Semsur, Márcio Katayama.
A prefeitura mantém um cronograma de limpeza das áreas em que há descarte irregular de lixo, galhos e entulhos em todas as regiões da cidade em que essa irregularidade se faz presente. A manutenção de áreas verdes ainda é uma prioridade da administração do prefeito Murilo e tem tratamento especial, para garantir a funcionalidade do espaço, a segurança e acessibilidade da população, assim como a harmonia do ecossistema local. Os trabalhos são de grande valia para o meio ambiente e bem estar da população que utiliza muitos desses espaços para contemplação, lazer e prática de atividades físicas.
No entanto, o ideal seria que o próprio despejo de resíduos não ocorresse em locais inadequados. “A prefeitura acaba sendo obrigada a limpar os locais em que pessoas jogam lixo ilegalmente. Se houvesse conscientização, essa mesma equipe destinada a limpar estes espaços poderia ser empregada em outros serviços relacionados à limpeza do município. Seria uma economia para os cofres públicos, além dos benefícios ambientais e para a saúde”, pontua o secretário.
O Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente) aponta que o acúmulo de lixo pode acarretar diversos problemas, como por exemplo, o aparecimento de roedores, insetos, répteis e vetores causadores de doenças. Esses depósitos clandestinos de resíduos ainda deixam a cidade com uma aparência desagradável e são alvos frequentes de queimadas.
Segundo o instituto, o descarte irregular de resíduos se tornou ainda o principal problema ambiental detectado nas áreas verdes do município. Mesmo a prática sendo proibida, tem tomado grandes proporções no perímetro urbano.
A destinação inadequada de resíduos é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605 de 12 fevereiro de 1998). Para coibir a prática e punir aqueles que cometem o crime de descartar resíduos em locais inapropriados, principalmente em áreas verdes, o Imam possui um trabalho incessante na fiscalização.
“Apesar do trabalho constante que desenvolvemos, lembramos que o problema só será solucionado com a sensibilização da população e seu auxílio no controle e monitoramento destes locais”, lembra o fiscal ambiental do Imam, Marcos Antonio de Brito.
DENÚNCIA
O apoio com a vigilância da população é igualmente importante ao desenvolvido pelo município. O Imam disponibiliza um telefone exclusivo para denúncias e conta com o apoio das pessoas para detectar quem está cometendo as infrações. As denuncias podem ser feitas através do 3428-0180 ou pelo email imam@dourados.ms.gov.br.
No ato da ligação, o denunciante pode optar em manter-se no anonimato e basta fornecer dados sobre o local, veículo e ou pessoa que está cometendo a infração ambiental. O setor de fiscalização ambiental do Imam utiliza estas informações para localizar o autor e tomar as medidas administrativas cabíveis sobre o caso.