Os moradores do entorno estão muito felizes com a decisão da Prefeitura de Dourados de realizar este ano a Festa do Peixe no Parque Ambiental do Rego D`Água Primo Fioravante Vicente e entendem que o prefeito Murilo acertou na transferência. As 10 primeiras edições aconteceram no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.
“Gostei muito de a festa ter vindo pra cá; ficou perto pra gente. Vou convidar todos os meus amigos pra participar”, diz Hilton Nelson da Silva, de 73 anos, que mora na região há muito tempo. Ele disse ainda que vai participar do torneio e tentar fisgar um peixe para o domingo de Páscoa. “Se não pegar, vou comprar na festa”, ressalta.
A festa acontece entre os dias 31 de março e 5 de abril. Além do campeonato de pesca, haverá venda de pescado fresco, shows, praça de alimentação, feira de verduras e atrações esportivas e culturais.
A farmacêutica Josiane Barbosa Dutra Guimarães, de 32 anos, que mora no bairro desde que nasceu, também está muito feliz com a festa no parque. “Vai ser uma festa bonita, com muitas atrações e vários shows. Vai ser um prazer receber todos aqui”, ressalta.
O Parque Ambiental do Rego D`Água Primo Fioravante Vicente está localizado na região sul da cidade, na confluência do Grande Água Boa, Grande Itália e Cachoeirinha, uma região que tem grande população, boa parte dessas famílias inclusive com renda baixa.
O prefeito Murilo resolveu mudar este ano a festa de local justamente para beneficiar os moradores de outra importante região da cidade com uma festa bonita, com entrada gratuita e muitas opções de lazer e diversão. A festa também valoriza o Parque do Rego D`Água, que está sendo estruturado pela Prefeitura.
Roberto Benedito da Silva, de 58 anos e que mora no bairro desde 1965, elogia o trabalho que a Prefeitura vem fazendo no parque e afirma que a festa será um grande evento para o bairro. “A festa lá no outro parque ficava distante pra gente. Agora vai ficar na porta de casa. Essa festa vai valorizar bastante os moradores do nosso bairro”, disse.
A festa – A venda do peixe fresco começa no dia 31 de março. As atividades normais da festa acontecem entre 1 e 5 de abril, com praça de alimentação, feira de verduras e legumes, shows com artistas locais à noite e atividades e competições esportivas e culturais. No domingo, às 17h, tem o show com “Os Peraltas”.
O tradicional torneio de pesca será realizado no mesmo formato das edições anteriores, com várias modalidades e premiação, incluindo uma moto na categoria principal para o maior peixe. A inscrição custa R$ 10 e está sendo feita na Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), na Avenida Weimar Tores, 1.680-B.
A 11ª Festa do Peixe é uma realização da Prefeitura de Dourados e Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com apoio da MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Frigorífico Tabebuia, com patrocínio da Skol . As secretarias envolvidas são a Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Secretaria de Cultura, Secretaria de Serviços Urbanos, Imam (Instituto de Meio Ambiente) e Guarda Municipal.