O prefeito Murilo recebeu na manhã desta quinta-feira, 19, Maria Neusa de Lima Pereira, reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Eles conversaram sobre a conclusão do campus do instituto em Dourados e sobre a qualificação profissional de trabalhadores.
Murilo informou à reitora que a Prefeitura vai executar as obras de terraplanagem para garantir o acesso livre à frente do campus, pela Rua Filinto Muller. A Prefeitura ainda vai preparar o terreno na frente do estacionamento e colocar pedras para facilitar o acesso dos alunos.
O prefeito também vai apoiar no processo de iluminação pública na frente da instituição. Murilo autorizou Vanderlei Carneiro, do setor de Obras, a discutir juntamente com o diretor de administração do campus, Dannilo Dantas, e a Enersul a melhor solução para a iluminação eficiente na região.
“Vou construir uma avenida ali passando na frente do IFMS; quero fazer isso até o final do meu mandato. Mas enquanto não sai o dinheiro vou abrir a rua e deixa-la em ótimas condições para o acesso dos alunos ao campus”, afirmou Murilo.
O prefeito também aproveitou a visita da reitora para discutir a criação de cursos de qualificação para o mercado de trabalho. Murilo e Maria Neusa acertaram uma reunião entre o diretor-geral do campus, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo e a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Ledi Ferla, para discutir uma agenda de cursos.
“A gente já tem uma pesquisa da demanda de cursos e como o Governo Federal está reduzindo o investimento no Pronatec, podemos encontrar um caminho para continuar qualificando o nosso povo, agora pelo IFMS”, disse Murilo.
A reitora gostou da proposta. “Nós viemos aqui para agradecer o prefeito pela ajuda que está nos oferecendo desde o início da implantação, mas saímos daqui com novas parcerias”, disse Maria Neusa. Ela ainda informou a Murilo que irá implantar em Dourados o programa “Mulheres Mil”, como foco na Reserva Indígena de Dourados. Murilo colocou a estrutura da Prefeitura para a parceria no desenvolvimento do projeto.
O Campus do IFMS em Dourados está previsto para ser entregue em maio. A primeira etapa é o projeto padrão igual ao de todos os campus implantados no Estado, para 1.200 alunos. Mas a direção do IFMS já está buscando recursos para a ampliação, ficando semelhante à planta da sede em Campo Grande. “Nós já verificamos que pelo tamanho da cidade, Dourados precisa de um campus maior”, disse a reitora.
Já estão sendo oferecidos, na modalidade semi-presencial, os cursos técnicos de agente comunitário de saúde, administração e serviços públicos. São 120 alunos, que estudam pela Internet e realizam encontros presenciais na escola Presidente Vargas, onde está instalado provisoriamente o campus. Em janeiro começa o curso presencial de técnico em informática integrado ao ensino médio, com 80 vagas. Depois serão implantados cursos técnicos nas áreas de eletrotécnica e mecânica.
Também participou da reunião com Murilo a diretora de ensino, pesquisas e extensão do campus, Natália Faleiros.