Dentre as diversas atividades desenvolvidas no Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa com Deficiência “Dorcelina Folador”, será realizado neste sábado, dia 14, das 8h às 16h a “Ação de acesso ao direito a cadeiras de rodas”. Para as pessoas que desejarem participar será disponibilizada avaliação com fisioterapeutas, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde tendo como parceria a secretaria Municipal de Assistência Social com apoio dos Nasf- Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
Segundo a coordenação do Centro, é muito importe que a pessoa que deseja o benefício leve cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência atualizado caso o comprovante não esteja nominal ao paciente trazer declaração escrita a punho.
Como parte das atividades também foi realizada nesta quinta-feira a partir das 13h30, o “Dia da Beleza”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foram atendidas as mulheres que fazem parte dos projetos no Centro Dorcelina Folador com corte de cabelo, maquiagem, sobrancelha, limpeza de pele, entre outros serviços.
A realização deste evento tem o apoio e parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias juntamente com o SUS (Sistema Unificado de Saúde).
Centro – O Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa com Deficiência “Dorcelina de Oliveira Folador” é um programa vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Dourados que proporciona a convivência, a capacitação e a dignidade à pessoa com deficiência, garantindo seus direitos como pessoa e cidadão, dispondo de uma política de atendimento composta por ações de atenção integral.
A inclusão das pessoas com deficiência possibilita o convívio societário e comunitário, construindo assim uma sociedade mais produtiva e atuante, trabalhando a cidadania num contexto amplo, orientando-os a usufruir os bens e serviços, bem como investir na diversidade de relacionamento interpessoal e família. Está situado à Rua dos Caiuás, nº. 955 – Vila Esperança.
No local é disponibilizados os serviços de atendimento Social; encaminhamentos para carteiras de Passe Livre; mobilização e encaminhamentos para inclusão no Mercado de Trabalho; orientações previdenciárias e para acesso ao direito do Benefício de Prestação Continuada(BPC); esportes adaptados diversos; serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Projeto Mães que apóiam – Projeto iniciado em 2010, com objetivo de oportunizar um espaço para mães com filhos com deficiência, onde tenham suporte social, técnico e psicológico, bem como troca de experiências e convivência e palestras relacionadas aos direitos da Pessoa com Deficiência, políticas públicas, mercado de trabalho, autoestima e outras.