Um pré-natal com tranquilidade e bem assistido por profissionais capacitados, exames com equipamentos de alta tecnologia, acesso a campanhas de prevenção contra graves doenças como o câncer de colo de útero e mama, são apenas alguns dos serviços voltados especificamente à mulheres e que são oferecidos com qualidade pela saúde pública de Dourados. Na administração do prefeito Murilo, não só no 8 de março, mas todo dia é considerado Dia da Mulher, o que pode ser constatado também na área da saúde.
“Eu não tenho do que reclamar. Sempre que busquei atendimento fui bem recebida. Tive um pré-natal tranquilo e bem acompanhado, o serviço é bom e os profissionais tanto da unidade de saúde quanto da Clínica da Mulher são muito atenciosos”, afirma a dona de casa, Greice Bispo da Silva, 27.
A filha de Greice se chama Maya e hoje tem três meses de idade. Todo o pré-natal foi realizado na rede pública, através da unidade básica de saúde da família que atende a Chácara Caiuás e da Clínica da Mulher que realiza exames como ultrassom. Ela ainda faz o acompanhamento pós-parto. “Tudo o que precisei eu sempre tive e sem demora. É muito tranquilo”, relatou.
Nas unidades, equipes multiprofissionais atendem as gestantes acompanhando passo a passo do pré-natal e do pós-parto. Além destes serviços, é oferecido o de planejamento familiar com oferta de anticoncepcional em comprimido ou injetável, preventivo contra o câncer de colo do útero (Papanicolau), exame clínico das mamas, entre outros.
Além das douradenses, o município ainda acolhe mulheres de outras cidades do interior que tem Dourados como referência na área da saúde para alguns procedimentos. A dona de casa Geni de Moura, 59, é de Glória de Dourados e precisava fazer uma mamografia de rotina. Foi encaminhada para a Clínica da Mulher. “Foi muito bom, a equipe atende a gente muito bem”, relatou.
Geni estava acompanhada da artesã glória-douradense Maria Barbosa Galan, 58, que também esteve em Dourados para fazer mamografia na Clínica. “É a primeira vez que venho aqui e fiquei impressionada. Tudo muito limpo, bem cuidado, equipamentos modernos e o pessoal atende bem a gente. É bom ter um lugar assim perto da nossa cidade”, descreve a atenção que recebeu no local.
Inaugurada pelo prefeito Murilo em abril de 2014, a Clínica da Mulher melhorou o serviço que antes era feito no CAM (Centro de Atendimento a Mulher) e conseguiu ampliar os serviços ofertados. Com espaço adequado, profissionais capacitados e equipamentos de alta tecnologia, hoje o serviço é referência em qualidade.
A Clínica oferece atendimento para o pré-natal de alto risco, realiza mamografias, ultrassons e acompanha quando há alterações no exame preventivo. Além disso, há planejamento familiar quando há intensão de colocar Diu ou fazer procedimentos de reversão mais difíceis como laqueadura ou vasectomia. Nestes casos, o homem também participa do trabalho de planejamento.
Na Clinica também pode ser feito o exame preventivo contra o câncer de colo do útero através da livre demanda, ou seja, a mulher pode procurar diretamente a unidade para o procedimento. Já com relação aos demais serviços oferecidos no local, estes são especializados e requerem encaminhamento realizado através das unidades básicas de saúde.
Além da qualidade, o serviço de atendimento à mulher nesta área é destaque pela agilidade em Dourados. Mesmo procedimentos mais complexos não demoram a serem feitos e assim que feitos os diagnósticos, o tratamento também é dentro do tempo em que precisa ser feito.
Por mais que oferte um tratamento de qualidade quando as doenças aparecem, Dourados ainda tem um forte trabalho voltado à prevenção. O foco do trabalho do prefeito Murilo é incentivar não só as mulheres, mas também os homens a cuidar da saúde e participar das ações de prevenção. Quem evita ficar doente tem melhor qualidade de vida e contribui para desafogar os serviços de saúde.
Exames como o Papanicolau e a mamografia contribuem para a prevenção do câncer. Na área preventiva ainda está a vacina quadrivalente contra o papilovírus humano (HPV) disponível em todas as unidades de saúde. Ela deve ser tomada por meninas entre 9 e 13 anos de idade, como estratégia de prevenção contra o câncer de colo do útero.
Ainda no combate ao câncer, além do trabalho diário, o município ainda realiza todos os anos a campanha Dourados Rosa, que faz mutirões de exames e alerta as mulheres sobre a importância da prevenção contra as doenças. A participação é sempre grande e mostra o quanto a mulher se sente acolhida pelos serviços oferecidos pela prefeitura.
Em todas as ações realizadas pela prefeitura na área da saúde, sejam especificas para mulheres ou para o público em geral, elas são sempre as mais participativas. Sempre cuidadosas, as mulheres ainda são instrumentos importantes para incentivar que a família esteja sempre saudável.