O Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que funciona em Dourados em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, realiza a aula inaugural da turma 2015/2017 no próximo dia 5. Será na Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, às 9h. A turma é formada por 40 alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica Shirley Flores Zarpelon, o curso é o único técnico em agropecuária da região sul do Estado. É oferecido pela Escola Estadual Castro Alves, que fica na Rua Ciro Melo, no perímetro urbano, mas aplicado em período integral na Escola Municipal André Capelli. A duração é de 3 anos.
Os alunos têm transporte e alimentação gratuitos da cidade até a escola, que fica na Rodovia Gumercindo Pimenta dos Reis, no Distrito de Panambí. São 28 disciplinas e 9 aulas por dia, incluindo matérias normais do ensino médio a parte teórica e prática do ensino técnico rural. “Nossos alunos saem daqui prontos para o vestibular ou para atuar como técnicos em agropecuária na assistência técnica ou gestão rural. Saem inclusive com registro no Crea/MS”, diz Shirley.
A parceria entre Estado e Prefeitura coloca em torno de 20 técnicos qualificados no mercado de trabalho por ano. O índice de evasão de 50%, segundo a coordenadora está, ligado à aptidão. “O que ocorre é que muitas pessoas acabam descobrindo que não tem perfil para a área, que a agropecuária não é a vocação delas e se transferem para outras escolas. Quem conclui sai um ótimo técnico. O nível da nossa escola é excelente”, explica Shirley.
Uma parceria com o Senar reforça a formação com cursos extracurriculares em várias áreas, como operação de máquinas, classificação de cereais, manejos, por exemplo. O curso teve início em 2012, se firmando com uma parceria de sucesso na qualificação de pessoas, uma das prioridades do prefeito Murilo.
Na aula inaugural o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios, fará uma palestra com o tema “Cursos técnicos, jovens, mercado de trabalho”. A palestra acontece às 9h, no auditório da Escola André Capelli. A secretaria oferece apoio às atividades do curso técnico em agropecuária.