Com o importante apoio da população, a Prefeitura de Dourados tem conseguido realizar a prevenção contra a Dengue e Febre Chikungunya. Para reforçar o trabalho de conscientização, o município realizou através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) mais um Dia “D” de combate às doenças durante a sexta-feira, dia 20.
As ações foram concentradas no centro da cidade, com atividades educativas realizadas na Praça Antônio João. Além disso, houve visitas a estabelecimentos comerciais e casas da área central, incluindo as que estão fechadas para aluguel ou venda sob a responsabilidade de imobiliárias.
“Precisamos manter o controle sobre a quantidade de mosquitos presentes na cidade e isso só acontece com o apoio da população. As estratégias de prevenção devem se tornar um hábito diário e é essa a mensagem que a gente leva aos mutirões”, explica Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ.
Verificar constantemente se há recipientes que acumulam água parada, propícia para a proliferação do mosquito transmissor das doenças Aedes aegypti, deve ser rotina ainda mais intensa neste período de chuva constante. “O tempo chuvoso aliado às altas temperaturas deixam as condições ideais para o mosquito se desenvolver, então temos que evitar isso”, explica Rosana.
Este ano foi registrado até agora 44 casos notificados de Dengue, sendo apenas seis considerados positivos. Destes, dois foram de pessoas infectadas em São Paulo, mas que fizeram o diagnóstico em Dourados, os demais foram picados na cidade mesmo.
A quantidade é considerada baixa para esta época do ano, quando os casos costumam aumentar. No entanto, isso não é motivo para o descuido já que só o cuidado constante com trabalhos preventivos pode manter os índices em baixa.