Quem tem filhos matriculados em instituições de ensino no municipais de Dourados percebe a diferença que existe em morar num município em que poder público se preocupa com o bem estar dos estudantes e a condição de vida das famílias. Com responsabilidade e planejamento, desde o inicio de sua administração, o prefeito Murilo tem feito uma série de enfrentamentos, para construir meios de proporcionar mais qualidade de vida à população.
Além de vários outros setores, como o de moradia, saúde, infraestrutura, o prefeito tem investido alto na educação. Enquanto muitas cidades de Mato Grosso do Sul começaram as aulas somente no dia 19 deste (após o Carnaval), por respeito aos pais que já haviam planejado suas vidas com a volta às aulas no dia 8, o município decidiu não atrasar o início do ano letivo.
Além de acesso à instituição na data adequada, o prefeito honrou o compromisso firmando com alunos e pais de garantir o uniforme e o kit de material em sua administração. Só neste ano o município investiu apenas nestes dois quesitos, quase R$ 3 milhões. Esse material já foi todo encaminhado às escolas e aos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal).
Os uniformes e materiais são sem dúvida um importante diferencial nas escolas de Dourados. Um benefício para as famílias que não podem comprar ou que precisam reduzir custos no início do ano devido ao aumento das despesas comum nesta época. Foi um meio também encontrado pelo prefeito de fazer com que todos se sintam em situação de igualdade dentro da sala de aula.
A estrutura contribui para o aprendizado, a autoestima e o desenvolvimento das crianças e adolescentes nas escolas. Isso porque em condições de igualdade todos podem ter acesso aos mesmos materiais para aprendizagem, desde os jovens de famílias em maior situação de vulnerabilidade social, quanto as que possuem uma condição melhor. Todos tem o mesmo espaço nas escolas do município. “A felicidade está estampada no rosto de cada criança ao receber o kit e o uniforme. Eles aguardam com muita expectativa para esse momento”, comenta a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.
Ainda nas instituições douradenses os alunos tem acesso à merenda de qualidade. Os pratos são balanceados, elaborados por nutricionistas capacitadas para a atividade, e preparados com carinho e profissionalismo pelas merendeiras.
Os cuidados do município com a escola também passam pela estrutura predial. Pelo menos 60% delas já receberam obras de reforma e ampliação durante a administração do prefeito Murilo que iniciou em 2011. Já com relação aos Ceims, além de convênios para ampliar a quantidade de vagas, houve a inauguração de mais prédios próprios e outros estão em fase de construção para entrega em breve.
Além de boa estrutura predial e materiais para atender a todos, o município ainda investe na qualidade do ensino. O projeto pedagógico é adequado e os profissionais qualificados para os cargos que ocupam, garantindo qualidade ao ensino ofertado na rede pública.
Novo perfil – Esta qualidade tem inclusive mudado o perfil de quem procura colocar os filhos na rede pública, principalmente nos Ceims. As filas por vagas nos centros têm, inclusive, aumentado acima da média esperada devido a esta mudança. A procura hoje independe da posição social da família.
“A qualidade das nossas instituições de educação infantil são inclusive comparadas com a oferecida por escolas particulares. Hoje pais de classe média e alta estão nos procurando para cadastrar os filhos por vagas nos Ceims, o que não acontecia no passado. O motivo é a qualidade do ensino e dos serviços oferecidos”, pontua Marinisa. Hoje, as escolas e centros de educação infantil da rede pública tem credibilidade, o que é resultado de uma série de investimentos realizados nos últimos anos.