Todas as instituições de ensino municipais de Dourados já receberam da Secretaria de Educação os kits de material escolar e uniformes para entregar aos quase 27 mil alunos. A qualidade dos itens tem sido alvos de elogios da maioria dos pais e professores.
“Fiquei muito contente, porque além da gente economizar, ainda é uma identificação para as outras pessoas que quando veem já sabem que é uma criança que estuda em instituição do município”, afirma a professora do magistério e acadêmica de pedagogia, Claudia Helena de Campos, 38 anos.
Ela é mãe da Maria Eduarda de Campos Morais, 4 anos, que estuda no Pré 1 no Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) Maria do Rosário, e conta que a cor do uniforme deste ano, que é cinza, agradou bastante por ser neutra. O novo tênis de velcro para as crianças da educação infantil também é um ponto positivo pela praticidade.
“O cadarço nos pequenos acaba desamarrando e pode fazer a criança tropeçar, por exemplo. Com o velcro ficou muito melhor. A camiseta também é fácil de lavar, a gola este ano ficou mais bem desenhada. A mochila então nem se fala, ficou muito bonita”, ressaltou.
Ela ainda lembra os benefícios de um aluno bem identificado. “Mãe sempre pensa na segurança dos filhos e se um dia acontecer qualquer coisa com a minha filha, qualquer pessoa de longe já consegue identificar que por aquele lugar passou uma criança do município. É uma referência para a gente”, destacou.
O kit de material escolar também tem a qualidade ressaltada por pais e professores. Segundo a gestora do Ceim Maria do Rosário, Jackeline dos Reis Lara Ponce Ramos, os alunos com todos os itens necessários para as aulas, aprendem melhor.
“É de extrema importância, porque um professor não tem como trabalhar sem lápis, apontador, borracha, o caderno grande que as crianças usam para desenvolver atividades e os demais itens. O kit é bastante completo, o material é suficiente e usado para melhorar o aprendizado dos alunos”, destaca Jackeline.
Além dos materiais que os estudantes recebem todos os anos, a gestora ainda lembrou o diferencial que tem feito no aprendizado dos alunos o ‘kit bebeteca’ entregue pelo prefeito Murilo às instituições da Educação Infantil de forma inédita no ano passado. Esse é composto por 80 livros pedagógicos para crianças de zero a quatro anos de idade, contemplando alunos do maternal até o Pré I.
Com os ‘kits bebeteca’, as instituições ficam abastecidas com material didático direcionado a este público que antes estava carente deste tipo de conteúdo. “Tem diversos livros com palhacinhos, bonecas de tecido. Isso estimula as crianças e contribuem com o aprendizado”, ressaltou.
O município também investe na qualidade dos profissionais que levam conhecimento aos alunos. Todos possuem ensino superior. “A qualidade do ensino nos Ceims tem atraído cada vez mais pais a fazerem o cadastro dos seus filhos na rede pública, inclusive da classe média e alta, que antes não procuravam”, lembra a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.