A campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015 nesta sexta-feira, dia 13, em Dourados. Os trabalhos serão concentrados nos locais em que há grande quantidade de pessoas viajando para a folia em outas cidades e no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre´s Chamorro, no Jardim Água Boa.
O trabalho direcionado à terceira idade será o primeiro. A equipe do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Dourados estará nesta sexta-feira no CCI das 13h às 15h, quando acontece um baile de Carnaval na instituição.
Ainda nesta sexta as abordagens serão realizadas no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) instalado na BR-163, das 16h às 18h. A intenção é parar diversos condutores que passam para o local em viagem para outras cidades.
As demais ações serão concentradas no Terminal Rodoviário – Renato Lemes Soares. Neste local as atividades serão no sábado, dia 14; domingo, dia 15; e segunda-feira, dia 16, sempre das 16h às 20h.
Serão entregues preservativos, materiais informativos e brindes (chaveiros e copos). A intenção é utilizar desta estratégia para conscientizar a todos sobre a importância da prevenção.
Para muitos, o Carnaval é tempo de festas e, na folia, muitos acabam esquecendo da prevenção, por isso a campanha é realizada nesta época do ano. “A população sabe que é preciso usar o preservativo, mas a maioria não coloca em prática. Por isso a continuidade no trabalho de conscientização é tão importante”, lembra a Consultora em Projetos de Prevenção do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Silvane Cavalheiro da Silva,
A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira divulgada pelo Ministério da Saúde apontou que 94% dos brasileiros sabem que o uso do preservativo é a melhor forma de prevenção às DST e Aids. No entanto, 45% das pessoas sexualmente ativas não usaram preservativo em relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.
Com os avanços, o paciente com Aids pode viver por muitos anos se descobrir a doença precocemente e fazer o tratamento de forma adequada. No entanto, a Aids não tem cura e a vigilância contra ela dura para a vida toda, por isso é importante prevenir. Somente em 2014, foram detectados 64 novos casos de HIV em Dourados.
Além de incentivar o uso do preservativo para evitar a doença, a campanha de Carnaval deste ano também leva a importante mensagem de estímulo, principalmente aos jovens, para que realizem o teste rápido para detectar a doença e se constatada a presença do vírus, tão logo iniciem o tratamento. Para isso, o lema da campanha é ‘#PartiuTeste’.
Em Dourados, a estrutura é preparada tanto para oferecer formas de prevenção, quanto para diagnóstico e tratamento de pessoas com Aids. Preservativos são oferecidos gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família e na sede do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais. Na sede do programa ainda é realizada o teste rápido, que é sigiloso e gratuito.
SERVIÇO – Para ter acesso a preservativos, realizar teste rápido ou se informar sobre o tratamento, qualquer pessoa pode procurar o Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais. O órgão fica na rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. O telefone para contato é o (67) 3423-8622.