Os pais que ainda não procuraram os Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados para saber se os filhos foram designados devem se apressar. A Secretaria de Educação prorrogou o prazo e os responsáveis têm até às 17h desta sexta-feira, dia 13, para procurar as unidades e realizar a matrícula das crianças.
As listas ficam nos Ceims para os quais os pais inscreveram os filhos. Caso o nome esteja na lista, a unidade passa quais documentos devem ser apresentados para que o aluno possa assumir a vaga. Os pais que não matricularem os filhos ficam sem a vaga, que é designada para outra criança que está na fila.
A seleção dos alunos está ainda mais criteriosa este ano. Numa resolução publicada pela Secretaria de Educação fica estabelecido o regime de prioridades aqueles que conquistam vagas em período integral ou meio período. Famílias em situação de vulnerabilidade social e pais que trabalham e comprovadamente ganham até três salários mínimos, tem garantido o ensino integral.
A triagem das famílias é feita pela Defensoria Pública e pela equipe de assistência social da Secretaria de Educação. Aqueles que não atendem os requisitos para o tempo integral, são contemplados com vagas de meio período. Dessa forma mais famílias são atendidas.
A cada ano, a demanda por pais que querem colocar os filhos nos Ceims, tanto pela qualidade do ensino oferecido quanto pela maior oferta de emprego para os pais. “Nós vivemos hoje numa cidade que tem um desenvolvimento econômico crescente, com geração de emprego que tem proporcionado oferta de trabalho”, lembra a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.
Os Ceims são hoje referência em estrutura e qualidade, com profissionais de nível superior, propostas pedagógicas adequadas, quatro refeições ao dia elaboradas por nutricionistas, entre outros. Isso também se torna um atrativo.
“Temos mais famílias procurando pelos Ceims, inclusive de classe média e alta, o que antes não acontecia. É reflexo também da qualidade que se apresenta e é comparada com as escolas particulares”, pontua a secretária.
Para este ano a ampliação de vagas nos Ceims já é uma realidade. Para este início do ano letivo será ativado o Ceim localizado no bairro Jardim Guaicurus. Em junho outros dois estão previstos para entrar em funcionamento. Nove ainda estão em construção.