A qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede municipal da Prefeitura de Dourados e dos materiais escolares e uniformes entregues aos alunos são alguns dos pontos lembrados pelos pais nesta volta às aulas. Os estudantes retomaram às cadeiras das instituições de ensino na segunda-feira, dia 9, e esta semana recebem os itens.
“O material é de boa qualidade, o uniforme também. Sem contar que ajuda a gente que não tem como comprar”, lembra a confeiteira Sueli da Silva, 49, que tem um filho de oito anos de idade cursando o 3º ano do ensino fundamental na escola Maria Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus.
Os itens já estão chegando às escolas para serem entregues às crianças. Os kits contém caderno, lápis, borracha, apontador, camiseta, tênis com várias cores de cadarço, entre outros materiais para o uso dos alunos. Para este ano a cor do uniforme mudou, a base da camiseta é cinza, o que agradou a maioria. Os cadernos ainda possuem estampas jovens e agradáveis.
“Dentro da escola todos são iguais, usam o mesmo material e o mesmo uniforme, isso é muito bom”, destacou Sueli.
O ensino oferecido nas escolas municipais também é lembrado por aqueles que veem o desenvolvimento das habilidades dos filhos. “Minha filha tem evoluído muito. Muita gente fala da escola pública, mas no dia-a-dia a gente vê que é bem diferente. Eu vejo a evolução dela e isso é muito gratificante. Não posso reclamar do ensino oferecido”, afirmou a dona de casa Fernanda Reichert Aguilera, 29.
Os prédios das escolas também recebem tratamento especial. O recurso para manutenção é descentralizado para que a própria comunidade das instituições faça o custeio da melhor forma. Além disso, unidades de ensino foram reformadas e ampliadas para melhor atender o aluno. Este ano o município chega a 60% dos prédios com algum tipo de obra de reestruturação, desde que o prefeito Murilo assumiu a prefeitura em 2011.
Projetos de reforço escolar, esporte e cultura também incentivam os alunos em muitas das instituições, através do projeto Mais Educação. Muitos estudantes fazem hoje o ensino integral com atividades que tiram crianças das ruas e melhora a qualidade de vida das famílias.