Os estudantes universitários e de escolas técnicas de Dourados que moram na zona rural e nos distritos terão garantido pelo prefeito Murilo o acesso ao transporte escolar. A medida está assegurada em lei de autoria do executivo municipal, já aprovada pela Câmara Municipal e que será publicada no Diário Oficial do Município.
A intenção é efetivar o direito a educação àqueles que possuem maiores dificuldades de transporte, uma forma de garantir a continuidade dos estudos para uma melhor oportunidade de buscar graduação e colocação no concorrido mercado de trabalho. A medida que já é praticada na maioria dos Estados e municípios, passa a ser realidade em Dourados.
A nova lei garante o benefício aos alunos regularmente matriculados no ensino superior e em escolas técnicas do município. Eles ainda terão que ser cadastrados pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) para que o município tenha conhecimento da demanda e estabeleça os critérios de atendimento a esta.
Após a publicação da lei, o prazo para que seja regulamentada é de 60 dias. A regulamentação vai apresentar de forma detalhada os critérios para identificar os estudantes a serem beneficiados, assim como os itinerários que serão percorridos no transporte escolar e demais esclarecimentos necessários para a boa aplicação da lei.
Colocada em prática, a intenção do prefeito é levar os alunos diretamente dos distritos nos quais residem até a porta das universidades, num caminho de ida e volta que ainda será definido. A garantia é de conforto e segurança para que tenham tranquilidade ao fazer o curso que vai qualificar a mão-de-obra disponível na cidade e melhorar a qualidade de vida das famílias.
A medida atende a uma necessidade antiga dos universitários. A respeito da lei, os acadêmicos que moram no distrito de Itahum já enviaram, inclusive, uma mensagem de agradecimento ao prefeito Murilo por colaborar com a educação de ensino superior na zona rural e distritos.
“Isso garantirá profissionais qualificados e capacitados de diferentes áreas no mercado de trabalho. E, assim, elevando o nível de conhecimento de nosso Estado e o transformando em exemplo para os demais. Muito obrigada!”, descreve a mensagem assinada pela representante dos universitários em nome dos demais colegas, Ana Paula Alves dos Santos.
O transporte escolar para os alunos da zona rural e distritos já é garantido aos estudantes do ensino básico da rede municipal e estadual. Atualmente, estão a serviço do município 62 veículos que percorrem 70 linhas, já que alguns fazem trajetos nos períodos matutino e vespertino. O serviço é cuidado com muita atenção pelo município, para que seja sempre oferecido com qualidade para os estudantes.