Os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados voltam às aulas nesta segunda-feira, dia 9. Para este ano letivo, serão entregues mais escolas reformadas e ampliadas, e novos centros de educação infantil, mostrando o compromisso do prefeito Murilo em garantir estrutura para formação dos jovens douradenses.
Desde a semana passada, os recursos para ações como manutenção das instituições e merenda são descentralizados para o início das atividades nas unidades. Também iniciou a entrega às escolas do kit de material escolar e uniforme, com tênis e moletons.
“O prefeito Murilo tem esse cuidado com os alunos, quer que dentro das escolas todas as crianças se sintam iguais umas as outras, por isso a entrega do material e uniforme”, lembra a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.
Com as escolas que serão entregues com reforma e ampliação, o município chega a 60% das instituições de ensino com obras deste tipo realizadas desde 2011, quando Murilo assumiu a prefeitura. A qualidade no ensino também é uma prioridade e o resultado disso é o Ideb (Índice de Desenvolvimento na Educação Básica) que aumentou em muitas destas instituições.
CEIMS
Nos Ceims, a lista de contemplados com vagas está disponível. Os pais que ainda não procuraram as instituições para realizar a matrícula, podem o fazer a partir desta segunda-feira.
Este ano a designação daqueles que foram atendidos foi mais criteriosa. Uma resolução publicada pela Secretaria de Educação estabelece um regime de prioridades para aqueles que conquistam vagas em período integral ou meio período.
Em linhas gerais, crianças em famílias em situação de vulnerabilidade social e com pais que comprovadamente ganham até três salários mínimos, tiveram prioridade para as matrículas nos centros em período integral. Já os demais foram contemplados com meio período. Dessa forma, mais famílias podem ser atendidas e as especificidades são atendidas.
O estabelecimento dos critérios, assim como a determinação dos designados foi feita em parceria e com o acompanhamento da Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude. Além da comprovação em documentos, para receber benefícios os pais foram visitados pela equipe de assistência social da Secretaria de Educação.
O município também não está parado quando o assunto é ampliar a oferta de vagas para reduzir o tamanho da fila de espera por vagas em Ceims, problema histórico em Dourados que vem sendo solucionado pela administração do prefeito Murilo. Um novo centro inicia as aulas hoje no Jardim Guaicurus e outros dois ficam prontos a partir de junho. Nove ainda estão em construção e em breve, vão contemplar mais alunos que precisa de um espaço educacional de qualidade.
ALDEIAS
Nas aldeias, uma reestruturação também acontece. Em parceria viabilizada pelo município, o Estado cedeu três salas de aula da escola Guateka para que a prefeitura ofereça aulas aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal.
O município ainda amplia suas escolas. As escolas Agostinho e Araporã ganham duas novas alas de aula para o 8º e 9º ano. Em junho a escola Araporã ainda ganha mais duas salas e a Tengatuí mais duas. “Não temos crianças fora da escola nas aldeias”, relata a secretária. Ela ainda lembra que o município vai pleitear junto ao governo federal recursos para a construção do primeiro Ceim indígena.